Ronda de greves distritais de professores termina no Porto. Sindicato prevê 99% de adesão

Ronda de greves distritais de professores termina no Porto. Sindicato prevê 99% de adesão
Miguel A. Lopes / Lusa
| Porto
Porto Canal

O Porto vai ser palco, esta quarta-feira, da última manifestação, de uma ronda de 18 greves distritais de professores e educadores, que está em curso, em Portugal Continental. O Sindicato dos Professores do Norte (SPN) prevê uma adesão de 99%.

Desde a primeira manifestação, em Lisboa, a adesão tem vindo a crescer. Para a última greve está prevista uma “adesão em massa”, segundo revela ao Porto Canal, Maria José Silva, dirigente sindical do SPN.

De acordo com a dirigente sindical, “não houve grandes desenvolvimentos na última negociação com todos os sindicatos presentes e, portanto, é natural que as pessoas queiram mostrar indignação na última greve desta fase”.

Por ser a última de uma série de manifestações, a dirigente sindical do SPN garante que “todas as estruturas sindicais darão uma palavra aos professores”.

Embora as greves distritais terminem esta quarta-feira, o SPN promete “muitas outras iniciativas para a frente” e não exclui a possibilidade de uma nova paralisação.

+ notícias: Porto

Mercearia mais antiga do Porto vai fechar para dar lugar a Ale-Hop

A Mercearia do Bolhão, a mais antiga da cidade do Porto, vai fechar a 30 de abril, depois de 144 anos de atividade no coração da baixa portuense. No seu lugar, vai abrir uma loja da cadeia espanhola Ale-Hop, confirmou em exclusivo ao Porto Canal o proprietário do espaço, Alberto Rodrigues.

“Capitalismo selvagem toma conta de tudo”. Abafada por grandes superfícies comerciais, mercearia histórica do Porto vai fechar

A histórica Mercearia do Bolhão, aberta no Porto desde 1880, vai encerrar portas a 30 de abril para dar lugar a uma loja da multinacional Ale-Hop, como avançado na manhã desta sexta-feira em exclusivo pelo Porto Canal. O proprietário do negócio é também o proprietário do prédio inteiro, na Rua Formosa. A decisão foi sua, mas a dificuldade nas contas pesou na decisão final. Alberto Rodrigues, para quem “o capitalismo selvagem toma conta de tudo”, lamenta que as grandes superfícies agora possam “abrir onde quiserem e abafar este, abafar aquele”.

PSP registou 244 atropelamentos em 4034 acidentes no Porto em 2023

A Polícia de Segurança Pública (PSP) do Porto registou 244 atropelamentos no concelho em 2023, num total de 4.034 acidentes aos quais foi chamada a intervir, de acordo com dados adiantados à agência Lusa.