"Uma das maiores catástrofes do mundo". Presidente turco anuncia três meses de estado de emergência

"Uma das maiores catástrofes do mundo". Presidente turco anuncia três meses de estado de emergência
| Mundo
Porto Canal / Agências

O governo turco declarou, esta terça-feira, estado de emergência por três meses nas 10 províncias afetadas pelos fortes sismos de segunda-feira, que já provocaram pelo menos 3.549 mortos e 22.000 feridos no país.

OPresidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, anunciou ainda a criação de um fundo de 5.000 milhões de euros, destinados a ajuda de emergência para aquelas regiões.

Erdogan explicou que os dois terramotos, de magnitude 7,7 e 7,6, além de numerosas réplicas mais leves, se enquadram num fenómeno chamado "desencadeamento", no qual um sismo desencadeia um abalo seguinte.

O chefe de Estado já tinha dito, na segunda-feira, que estes sismos representam a maior calamidade sofrida pelo país desde o sismo de 1939 em Erzincan, no leste da Turquia, que provocou mais de 32 mil mortos e causou um tsunami no Mar Negro.

"Estamos a declarar as nossas 10 províncias onde se registaram sismos como zonas de catástrofe que afetam a vida geral e decidimos declarar o estado de emergência com base na autoridade que nos foi conferida pelo artigo 119 da Constituição. Estamos perante uma das maiores catástrofes não só na história da nossa República, mas também na nossa geografia e no mundo", realçou. 

O Presidente lamentou que as centenas de réplicas, algumas de magnitude 6, estejam a dificultar o resgate de sobreviventes, mas anunciou que já foram encontradas cerca de 8.000 pessoas vivas.

Erdogan confirmou que todas as escolas do país estarão fechadas até 13 de fevereiro e, nas áreas mais afetadas, o encerramento estende-se até 20 de fevereiro.

O Presidente turco informou que cerca de 50.000 pessoas estão a participar nos esforços de resgate sob os escombros de milhares de prédios que desabaram.

Também 10 navios da marinha e 26 aeronaves militares estão a colaborar nas tarefas de evacuação das zonas afetadas.

Erdogan agradeceu a ajuda material e humana enviada por 70 países e 14 organizações internacionais.

+ notícias: Mundo

Trump pode ser detido esta terça-feira

O ex-presidente norte-americano Donald Trump enfrenta uma série de ações judiciais e investigações, mas é o caso de alegados pagamentos a uma atriz pornográfica que poderá levar a uma acusação sem precedentes na história do país.

Compra do Credit Suisse pelo UBS pode resultar na perda de 40 mil postos de trabalho

A compra do Credit Suisse pelo UBS pode resultar na perda de milhares de postos de trabalho. O Financial Times admite que os cortes possam mesmo chegar aos 40 mil trabalhadores.

Registado sismo de 6,5 no Afeganistão

Um sismo de magnitude 6,5 na escala de Richter foi resgatado, esta terça-feira, em partes do Afeganistão, Paquistão e Índia.