Mais de 320 mil cigarros apreendidos na Trofa. Introdução fraudulenta no mercado lesa Estado em 54 mil euros

Mais de 320 mil cigarros apreendidos na Trofa. Introdução fraudulenta no mercado lesa Estado em 54 mil euros
| Norte
Porto Canal / Agências

Mais de 320 mil cigarros que se destinavam a ser introduzidos no mercado de forma fraudulenta, prejudicando o Estado em 54 mil euros por falta de pagamento de impostos, foram apreendidos na terça-feira, na Trofa, anunciou esta terça-feira a GNR.

Em comunicado, aquela força militar explicou que a apreensão foi feita na sequência de uma ação de fiscalização rodoviária na Autoestrada 3 (A3) durante a fiscalização de uma viatura ligeira de mercadorias, tendo sido detido o condutor da viatura, um homem de 21 anos.

Segundo a GNR, no interior da viatura havia “diversas caixas contendo tabaco manufaturado, sem o pagamento dos impostos especiais incidentes e em violação das normas de selagem e estampilhagem estabelecidas pelo regime jurídico dos Impostos Especiais de Consumo (IEC)”.

O valor do tabaco apreendido, refere o texto, “ascende aos 70 mil euros, sendo que a sua comercialização ilícita teria causado um prejuízo ao Estado em sede de Imposto sobre o Tabaco (IT) num valor de 54.000 euros”.

Além do tabaco, foi ainda apreendido um bastão extensível, que se encontrava na posse do condutor.

O homem é presente ao Tribunal Judicial de Santo Tirso, esta terça-feira.

+ notícias: Norte

PJ está a investigar esfaqueamento numa estação de metro em Gaia

A investigação dos desacatos ocorridos na quarta-feira à noite na estação de metro General Torres, em Vila Nova de Gaia, que culminaram no esfaqueamento de dois cidadãos, passou para a alçada da Polícia Judiciária, disse esta quinta-feira fonte policial.

Vereador de Matosinhos começa esta quinta-feira a ser julgado por uso pessoal de carro municipal

O vereador da Câmara Municipal de Matosinhos António Correia Pinto começa esta quinta-feira a ser julgado no Tribunal de São João Novo, no Porto, por usar uma viatura municipal em viagens pessoais.

Ílhavo lança concurso público para obras de saneamento

A Câmara de Ílhavo lançou um concurso público para a construção da rede de saneamento na Gafanha de Aquém e Gafanha da Boavista, num investimento superior a 1,6 milhões de euros, informou esta quinta-feira aquela autarquia do distrito de Aveiro.