Sismo na Turquia e na Síria: número de mortos já ultrapassa os cinco mil

Sismo na Turquia e na Síria: número de mortos já ultrapassa os cinco mil
| Mundo
Porto Canal

De acordo com os últimos balanços do Governo turco, o número de mortes, provocadas pelos dois sismos que abalaram a Turquia e a Síria, já ascende as cinco mil. À medida que as operações de resgate avançam, teme-se que o número de vítimas aumente.

No terreno, as equipas de resgate procuram sobreviventes, depois do terramoto de 7,8 na escala de Richter, numa altura em que os prédios em algumas províncias turcas continuam a desmoronar, apanhando os civis totalmente desprevenidos.

Na síria, o número de mortes aumentou para um número superior a 800, estando registados cerca de 1400 feridos, nas zonas controladas pelo Governo. Já no noroeste sírio, controlado por rebeldes, existe a indicação de quase 800 mortos e centenas de feridos. Números que vão aumentar drasticamente.

A população desespera por ajuda no resgate dos familiares que, durante a madrugada, gritavam por ajuda de dentro dos escombros, à medida que a chuva e a neve ia caindo, assim como as temperaturas.

Milhares de voluntários têm-se registado no aeroporto de Istambul, ao mesmo tempo que dezenas de países já anunciaram apoio, não só com pessoal, mas também com equipamentos de auxílio no resgate.

De acordo com decreto publicado, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, decretou sete dias de luto nacional.

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.