Turquia e Síria. Sismo provocou importante estrago no património mundial

Turquia e Síria. Sismo provocou importante estrago no património mundial
| Mundo
Porto Canal / Agências

O sismo de magnitude 7,8 e a réplica que mataram mais de 4.300 pessoas na Turquia e na Síria também causaram importantes destruições na cidade velha de Alepo e em Diyarbakir, dois locais do património mundial, informou a UNESCO.

Na Síria, a agência da ONU declarou-se "preocupada com a situação da cidade velha de Alepo", onde "desgastes importantes foram constatados na cidadela".

A UNESCO também apontou na Turquia para "a queda de várias edifícios no local do património mundial 'paisagem cultural da fortaleza de Diyarbakir e dos jardins do Hevsel+, um importante centro dos períodos romano, sassânida, bizantino, islâmico e otomano".

Mais de 4.300 pessoas, segundo balanços provisórios, terão perdido a vida na segunda-feira no sudeste turco e na Síria vizinha, devido a forte sismo de magnitude 7,8, seguido poucas horas depois de uma forte réplica.

 

+ notícias: Mundo

Israel ataca posição militar no sul da Síria

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) indicou que Israel atacou esta sexta-feira uma posição militar no sul da Síria, no mesmo dia em que foram registadas explosões no centro do Irão.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.