Privatização da TAP. Medina diz que processo vai a Conselho de Ministros "em breve"

Privatização da TAP. Medina diz que processo vai a Conselho de Ministros "em breve"
| Economia
Porto Canal

O processo de privatização da companhia aérea TAP irá "em breve" ao Conselho de Ministros, disse o ministro das Finanças, Fernando Medina.

"Espero poder em breve apresentar ao Conselho de Ministros o arranque do processo de privatização da TAP", disse o ministro, em Madrid, numa conferência de imprensa ao lado da ministra dos Assuntos Económicos de Espanha, Nadia Calviño.

Medina afirmou que devido ao "muito bom desempenho que a TAP está a ter" - "um desempenho muito acima das perspetivas relativamente ao cumprimento do plano de reestruturação" -, este é "um bom momento para o Governo avaliar e decidir relativamente ao curso da privatização da companhia".

Segundo o ministro, esta é "a principal conclusão" do "trabalho exploratório" e "indicativo" de um "pré-estudo de mercado junto de potenciais investidores" que a TAP já fez para "precisamente aferir o que seriam e o que são as perspetivas de investimento" de eventuais interessados na empresa.

"O Governo está a desenvolver os trabalhos prévios e necessários para poder dar início ao processo de privatização da TAP, o que faremos com a brevidade possível, mas também com a atenção necessária a um processo desta dimensão e desta exigência", disse o Fernando Medina, antes de afirmar a intenção de em breve levar o dossiê ao Conselho de Ministros.

Fernando Medina esteve esta segunda-feira em Madrid para participar numa conferência sobre o futuro das políticas económicas e financeiras europeias com a ministra espanhola Nadia Calviño, organizada pelo Instituto Elcano de Estudos Internacionais e Estratégicos.

Os dois ministros tiveram a seguir um encontro bilateral.

+ notícias: Economia

Taxa de desemprego cai para 6,8% em fevereiro

A taxa de desemprego relativa ao mês de fevereiro situou-se em 6,8%, um valor inferior em relação à taxa de janeiro de 2023 (0,2 pp), segundo a estimativa mensal divulgada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Prazo para reclamar despesas do IRS está a terminar

O prazo para os contribuintes poderem reclamar sobre os valores calculados pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) relativamente aos gastos gerais e familiares termina esta sexta-feira, dia 31 de março.

Cooperativa Leiteira da Póvoa de Varzim diz que IVA zero não se vai refletir no preço de produção

A isenção do IVA no leite não vai refletir-se no preço de produção. Os agricultores dizem que o aumento dos preços ficou maioritariamente a cargo da distribuição.