“Difícil de acreditar”. PSD Matosinhos estranha que autarquia e CCDR desconhecessem parecer sobre antiga refinaria

“Difícil de acreditar”. PSD Matosinhos estranha que autarquia e CCDR desconhecessem parecer sobre antiga refinaria
| Norte
Porto Canal / Agências

O PSD/Matosinhos acha “difícil de acreditar” que a câmara e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) não tivessem conhecimento do parecer da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) sobre a contaminação dos terrenos da antiga refinaria.

“É difícil acreditar que a CCDR-N e a autarquia de Matosinhos, parceiros do projeto da Cidade da Inovação, não tivessem sido informados do conteúdo do parecer da APA e da existência de riscos inaceitáveis para os futuros utilizadores da parcela”, assumiu o presidente da concelhia, Bruno Pereira, citado num comunicado enviado à Lusa.

A parcela do terreno da antiga refinaria da Galp em Matosinhos que a empresa pretende ceder à câmara para a Cidade da Inovação tem os solos e as águas subterrâneas contaminadas, revelou na semana passada a APA à Lusa.

Por seu lado, a Câmara Municipal de Matosinhos adiantou que apenas aceitará o terreno, aplicando nessa parcela o investimento disponível do Fundo para uma Transição Justa, após a garantia de que os riscos estão devidamente salvaguardados.

Já a Galp adiantou que era “expectável” que os terrenos tenham de ser “objeto de remediação”.

E a CCDR-N revelou estarem a ser feitas medições e análises “com mais ou menos detalhe” sobre o nível de contaminação do terreno.

“O PSD de Matosinhos e os seus autarcas não podem consentir que não exista, de facto, um verdadeiro projeto para o local que acautele a saúde pública e o ambiente em Matosinhos, pois até hoje pouco se falou sobre o desmantelamento das infraestruturas existentes ou da descontaminação dos solos”, disse o social-democrata.

Considerando todo o processo uma “verdadeira história da carochinha”, Bruno Pereira questiona porque não equacionar a construção de uma estação de dessalinização naquele terreno.

“Luísa Salgueiro [presidente da câmara] que é muito lesta a propagandear Cidades da Inovação e a alegar desconhecimento de tudo o que não lhe interessa, deveria era solucionar ou prever soluções para o trânsito de Matosinhos, para a A28, para a ponte móvel e pugnar por mais e melhores transportes públicos”, sustentou.

Em abril de 2022, a autarca salientou, em reunião de câmara, que dos cerca de 260 hectares que ocupava a refinaria, a Galp cedeu 40 à autarquia para aí desenvolver projetos de utilidade pública e aplicar as verbas do Fundo para Uma Transição Justa.

Na ocasião, Luísa Salgueiro ressalvou que a área cedida pela Galp se localiza no topo Norte e que, à partida, não precisaria de ser descontaminada porque não tinha equipamentos, nem atividade.

Nessa parcela, a autarquia pretende construir uma cidade da inovação ligada às “energias do futuro", no âmbito de um protocolo de cooperação entre a Galp e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

+ notícias: Norte

Colisão entre três veículos provoca um ferido com 70 anos em Santa Maria da Feira

Uma colisão entre três veículos ligeiros na Estrada Nacional 1, em Santa Maria da Feira, próximo da antiga discoteca Big Cansil, provocou um ferido que foi assistido no local. A via está parcialmente obstruída.

Cancelada procissão do enterro da Semana Santa de Braga devido ao mau tempo

O último cortejo da Semana Santa de Braga, a Procissão do Enterro do Senhor, estava agendada para esta sexta-feira à noite mas foi cancelada devido às condições meteorológicas desfavoráveis, avança o JN.

Quatro feridos na colisão entre três veículos em Santa Maria da Feira

A colisão entre três veículos ligeiros na Estrada Nacional 1, em Santa Maria da Feira, próximo da antiga discoteca Big Cansil, que aconteceu na manhã desta sexta-feira, provocou quatro feridos ligeiros, adiantaram elementos dos bombeiros no local. A via esteve cortada ao trânsito temporariamente, mas já se encontra aberta e a situação regularizada.