“Ele não anda a fugir de mim, anda a fugir do tribunal”. Pinto da Costa e a “lamentável” ausência de Pedro Guerra ao julgamento

| Desporto
Porto Canal

Jorge Nuno Pinto da Costa lamentou, esta segunda-feira, a nova ausência de Pedro Guerra, ao julgamento agendado para esta segunda-feira, naquele que é um processo movido pelo FC Porto.

De acordo com informações apuradas pelo Porto Canal, o ex-diretor de conteúdos da BTV terá alegado novo exame de saúde, não tendo no entanto avisado o tribunal para esse impedimento.

Algo que na ótica do presidente do FC Porto é "lamentável". 

"Sinto-me incomodado com todo este processo, porque é realmente uma vergonha. O Sr. Pedro Guerra falta ao tribunal. Na última sessão estava doente, avisou o tribunal há meia-noite, a mandar um e-mail ao tribunal. E no dia seguinte, ou no próprio dia apareceu na televisão a falar como se nada fosse. Hoje parece que também não apareceu. Doente não deve estar porque, no sábado, há fotos dele num jantar com o Dr. Luís Filipe Menezes em Lisboa e estava com grande animação e bom aspeto. Portanto, é lamentável...", destacou o líder dos 'Dragões'. 

Ainda assim, Jorge Nuno Pinto da Costa espera que seja feita justiça. 

"Quando difamam, quando mentem, e quando dizem, como ele disse tão, perentoriamente, que tinha a certeza e agora não vem mostrar o que é que tem para justificar essa certeza tão certa, é lamentável. Mas eu espero que seja feita justiça", reiterou o dirigente máximo dos 'Azuis e Brancos', reforçando que Pedro Guerra "anda a fugir do tribunal".

O Presidente do FC Porto afirmou ainda que avançou com a ação contra o comentador afeto ao Benfica "não para fins lucrativos, nem pessoais", mas "para que pessoas como essa deixam de poder, com tanta certeza, dizer mentiras que difamam o FC Porto, o Conselho de Arbitragem e os próprios árbitros". 

Pinto da Costa concluiu que em caso de alguma indemnização favorável, a quantia já tem destino. "Será para uma instituição de caridade, concretamente para “O Coração da Cidade”. 

Recorde-se que Pedro Guerra é arguido no processo judicial movido pelo FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa e Luís Gonçalves, estando em causa as declarações do comentador num programa televisivo em 2018.

Pedro Guerra afirmou na altura que a substituição do árbitro Fábio Veríssimo por Carlos Xistra, antes do jogo entre Belenenses e FCP Porto, na época de 2018/2019, aconteceu por interferência direta dos portistas. Posteriormente, no programa prolongamento da TVI24, ficou provado que Fábio Veríssimo foi substituído devido à morte um familiar próximo.

No início do ano o comentador afeto ao Benfica não se apresentou em tribunal, alegando motivos de saúde. Três dias mais tarde o mesmo Pedro Guerra apareceria em direto na CMTV, levantando várias dúvidas quanto às justificações apresentadas pelo próprio para não comparecer a tribunal.  

O ex-diretor de conteúdos da BTV está acusado de dois crimes de difamação com publicidade e calúnia e um crime de ofensa a organismo.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Já há datas e horários para as jornadas 16 e 17 da Liga

Já estão definidas as datas e os horários para os jogos da 16.ª e 17.ª jornadas do campeonato, anunciou nesta quinta-feira a Liga Portugal. Na ronda 16, o FC Porto desloca-se ao Estádio do Bessa a 5 de janeiro (sexta-feira, 20h45) e na seguinte recebe o SC Braga no Estádio do Dragão a 14 de janeiro (domingo, 20h30).

Federação Portuguesa de Futebol conta com quatro nonagenários inscritos para quem a idade é só um número

O ‘staff’ dos clubes de futebol não é eterno, mas, em alguns casos, parece, assim que se consultam as listas dos mais velhos filiados do país, com, pelo menos, quatro inscritos com mais de 90 anos.

Dois ex-Dragões no top 10 dos jogadores mais valiosos na Arábia Saudita. Cristiano Ronaldo de fora

O Transfermarkt elaborou uma lista com os 10 futebolistas mais valiosos do campeonato da Arábia Saudita. Neste lote restrito de astros figuram dois atletas com passado no FC Porto, não constando, contudo, o internacional português Cristiano Ronaldo, que tem visto o seu valor de mercado diminuir nos últimos meses.