Ataque a um helicóptero da ONU provocou um ferido e um morto

Ataque a um helicóptero da ONU provocou um ferido e um morto
| Mundo
Porto Canal / Agências

O secretário-geral da ONU condenou "de forma veemente" o ataque a um helicóptero na República Democrática do Congo (RDC), em que um soldado sul-africano das forças de paz foi morto e outro gravemente ferido.

Num comunicado, António Guterres lembrou que "ataques contra forças de paz das Nações Unidas podem constituir um crime de guerra sob o direito internacional".

O português pediu às autoridades congolesas "que investiguem este ato hediondo e levem rapidamente os responsáveis à Justiça".

As Nações Unidas "continuarão a apoiar o governo congolês e o povo nos seus esforços para trazer paz e estabilidade ao leste do país", garantiu o secretário-geral.

O helicóptero foi atacado no domingo, durante um voo para Goma, capital da província de Quivu do Norte, onde finalmente conseguiu aterrar.

Segundo Amadou Ba, porta-voz da Missão das Nações Unidas na RDC, a origem dos disparos ainda é desconhecida, bem como a sua localização precisa.

O ataque aconteceu um dia depois de uma reunião no Burundi entre vários chefes de estado da África Oriental, incluindo os presidentes da RDC e do Ruanda, países cujas relações estiveram tensas nos últimos meses.

A cimeira terminou com um apelo a um "cessar-fogo imediato de todas as partes" e à retirada de todos os grupos armados, "incluindo estrangeiros" no leste da RDC.

O conflito na província de Quivu do Norte opõe as forças governamentais ao movimento rebelde M23, que as autoridades congolesas acusam o Ruanda de apoiar.

A crise remonta ao conflito entre os grupos hutu e tutsi, que durante algum tempo foi mediado pelo regime angolano.

Em março do ano passado, o grupo M23 lançou uma ofensiva no Quivu do Norte contra as forças governamentais da RDC que obrigou à deslocação de dezenas de milhares de pessoas da região leste do país.

 

+ notícias: Mundo

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

EUA. Cão-polícia robô foi baleado várias vezes e elogiado por evitar tragédia

Um cão robô foi elogiado pela polícia estadual de Massachusetts, nos Estados Unidos, por ter ajudado a evitar uma tragédia que envolveu uma pessoa barricada numa casa e que efetuou disparos com uma arma automática.

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial