O balão que sobrevoou a América Latina é de origem chinesa

O balão que sobrevoou a América Latina é de origem chinesa
| Mundo
Porto Canal / Agências

O governo chinês disse esta segunda-feira que o balão avistado sobre a América Latina, e designado pelos Estados Unidos como um dispositivo de “vigilância”, tem origem na China, mas que é de “natureza civil”.

Os militares norte-americanos abateram, no sábado passado, por ordem do presidente norte-americano, Joe Biden, um primeiro balão chinês que sobrevoava os Estados Unidos há vários dias, provocando fortes críticas de Pequim.

No dia anterior, o departamento de Defesa dos Estados Unidos disse ter visto um segundo “balão de vigilância chinês” sobre a América Latina. A Colômbia anunciou, no fim de semana, que um balão sobrevoou o seu território.

“Verificamos que o balão não tripulado veio da China. É de natureza civil e é usado para testes de voo”, disse o porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Mao Ning.
“Devido ao efeito do clima e devido às suas limitações em termos de manobrabilidade, este balão desviou-se em muito da sua trajetória planeada, e foi parar ao espaço aéreo da América Latina e das Caraíbas”, afirmou Mao, em conferência de imprensa.

A porta-voz não especificou a qual entidade pertence o balão.

A Força Aérea colombiana disse que o balão foi detetado na sexta-feira de manhã e monitorizado até sair do espaço aéreo do país.

As autoridades militares do país sul-americano asseguraram que o dispositivo em momento algum “ameaçou” a segurança e a defesa do país. Não foram dados detalhes do seu paradeiro ou trajetória.

Os militares norte-americanos abateram, no sábado, ao largo da costa do estado da Carolina do Sul, no sudeste do país, o primeiro balão chinês, considerado pelo Pentágono como um dispositivo de espionagem.
A China disse que se tratava de um balão de uso civil e acusou os Estados Unidos de “exagerarem” ao usarem a força.

 

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Pedro Sanchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.