Sismo de 7,8 provoca mais de 500 mortos na Turquia e na Síria

Sismo de 7,8 provoca mais de 500 mortos na Turquia e na Síria
| Mundo
Porto Canal / Agências

Um sismo de magnitude 7,8 na escala aberta de Richter, que atingiu esta madrugada o sul da Turquia, fez pelo menos 500 mortos no país e na Síria, segundo fontes oficiais.

A agência turca de gestão de catástrofes e emergências declarou que o abalo matou pelo menos 284 pessoas em sete províncias do país e deixou mais de 2300 feridos.

Segundo Futah, 70 pessoas morreram na provícia de Kahramanmaras, local onde foi localizado o epicentro do sismo, 20 em Osmaniye, 18 em Sanliurfa, 14 em Diyarbakir e 13 em Adiyaman.

Já na Síria, de acordo com a agência estatal SANA, que cita o ministério da Saúde sírio, pelo menos 237 pessoas e mais de 639 pessoas ficaram feridas, a maioria em zonas controladas pelo Governo (Aleppo, Latakia, Hama e Tartus).

Além disso, a agência Associated Press aponta para 20 mortos em regiões controladas pelos rebeldes, que abrigam cerca de quatro milhões de deslocados provenientes de outras partes do país, na sequência da longa guerra civil.

O abalo ocorreu às 04h17 (01h17 em Lisboa), a 33 quilómetros da capital da província de Gaziantep, no sudeste da Turquia, com a origem a uma profundidade de 17,9 quilómetros.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), minutos após o primeiro sismo, outro abalo de 6,7 graus na escala de Richter foi registado a 9,9 quilómetros de profundidade.

Os sismos foram sentidos em várias cidades, avançou o canal de televisão turco TRT Haber.

Vídeos publicados nas redes sociais mostraram prédios destruídos em várias cidades do sudeste do país.

Os abalos foram sentidos também no Líbano e no Chipre, segundo correspondentes da agência France–Presse.

A Turquia está situada numa das zonas sísmicas mais ativas do mundo.

Em novembro, um sismo de magnitude 5,9 atingiu a província turca de Düzce, 200 quilómetros a leste de Istambul, deixando pelo menos 68 pessoas feridas.

O abalo aconteceu na mesma província onde um terramoto de magnitude 7,4 matou cerca de 17 mil pessoas em agosto de 1999, incluindo mil em Istambul.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.