Autarca reclama do Governo coragem política para avançar comboio no Tua

Autarca reclama do Governo coragem política para avançar comboio no Tua
| Norte
Porto Canal/Agências

Autarca de Vila Flor pede o regresso do comboio a parte da linha desativada do Tua. Reclama, por isso, coragem política da parte do Governo para mandar avançar o plano de mobilidade prometido.

O Plano de Mobilidade está previsto há mais de uma década como a principal contrapartida pela construção da barragem de Foz Tua e continua por cumprir, apesar de estarem preparados todos os equipamentos necessários para o comboio regressar a parte da linha desativada do Tua e para passeios de barco na nova albufeira. O plano contempla também comboio para o quotidiano das populações.

Já foram anunciadas várias datas para o arranque, mas continua por executar. “Realmente como é que após cinco anos de produção hidroelétrica, após 17 milhões de investimento, cinco municípios, vários governos, dois concessionários não conseguem colocar a linha do Tua em funcionamento“, questiona.

Segundo o autarca, o secretário de Estado já se comprometeu a dialogar. “Já o anterior ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, tinha dito que tinha soluções”, frisou o edil de Vila Flor.

Pedro Lima acredita que “falta muito pouco; falta desbloquear o licenciamento da linha”. E também admite que o impasse no licenciamento “é justificado porque é uma linha que está associada a problemas de segurança, que teve mortes; é preciso refletir um pouco”.

Ainda assim, o autarca não percebe o porquê de tanta demora. “Também não consigo compreender como é que se justifica isso, passados cinco anos da exploração hidroelétrica, que vão totalmente contra a DIA (Declaração de Impacte Ambiental), que não está a ser respeitada”, questiona.

Para o autarca, “quem tem de justificar isso é o Governo, porque o Governo é que tem legitimidade de fazer cumprir a DIA“. Pedro Lima considera, contudo, que o que “falta (é) coragem política; falta que alguém no ministério diga avancemos“.

O presidente da agência assegurou ainda que os agentes locais têm reclamado do impasse, mas lamenta que a reivindicação não tenha visibilidade nas prioridades mediáticas. “O território está a perder há cinco anos e cabe ao Governo fazer respeitar a DIA. Cabe ao Governo dizer que a medida compensatória mais relevante para o território não está a ser cumprida” assim como “pedir justificações de onde foram investidos esses 17 milhões“, afirmou.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.