O caminho na Taça continua sobre blocos bem cimentados 

O caminho na Taça continua sobre blocos bem cimentados 
| Desporto
Porto Canal

AJM/FC Porto bateu o Benfica (3-1) nos oitavos de final da competição.

A AJM/FC Porto bateu pela terceira vez nesta época o Benfica, desta feita por 3-1 nos oitavos de final da Taça de Portugal, e carimbou a passagem aos “quartos” da prova rainha, em que vai defrontar o Vitória de Guimarães. Após um primeiro set muito bem disputado por ambos os conjuntos e vencido pelas portistas, o adversário ainda respondeu, mas dois jogos implacáveis encerram a contenda.

As portistas arrancaram melhor e ficaram com os primeiros três pontos da eliminatória, mas as adversárias responderam de imediato na mesma medida. Alguns erros das atletas de Rui Moreira refletiram-se num parcial negativo de 7-2 que colocou as lisboetas na frente do set inaugural (16-11), mas, após um desconto de tempo pedido pela equipa técnica azul e branca, as voleibolistas portistas inverteram o sentido do jogo e responderam na mesma moeda, com um parcial de 7-2 também, que levou a um empate a 18 no placar e ao primeiro de dois descontos de tempo quase consecutivos de Nuno Brites, apenas com dois pontos conquistados pela AJM/ FC Porto entre eles (20-18). Em vantagem, as da Invicta dispuseram de três pontos de set e só mesmo ao terceiro é que consumaram o 1-0 na partida (27-25).

À procura de voltar a nivelar o encontro, o Benfica adiantou-se desde cedo no marcador (5-3) e, já depois de uma boa réplica das bicampeãs nacionais (7-5 após quatro pontos sem resposta), regressou à dianteira (15-14), onde se haveria de manter até ao final do segundo jogo (25-22).

O terceiro set foi o menos equilibrado do clássico, muito por força da superioridade demonstrada pela AJM/FC Porto. As azuis e brancas arrecadaram seis pontos consecutivos numa fase ainda prematura do jogo (13-6) e, motivadas e ambiciosas, aumentaram essa diferença para 11 pontos até ao final (25-14) sem darem qualquer hipótese de recuperação às oponentes.

No momento das decisões, as da Invicta apresentaram-se agressivas no bloco e determinadas a encerrar a eliminatória. Assim, colocaram-se em vantagem por 14-11, distanciaram-se para 20-15 e, com o espírito e a competência de campeãs, fizeram o 25-21 com um bloco de Renatinha e o 3-1 final. As portistas vão receber o Vitória de Guimarães nos quartos de final da prova, num jogo que está agendado para o fim de semana de 18 e 19 de fevereiro.

“Acima de tudo, jogamos contra uma equipa candidata ao título. Há sempre uma componente anímica diferente frente ao Benfica e talvez isso tenha sido determinante para não entrarmos tão bem. Depois uma sucessão de serviços da Kyra ajudou-nos. Também não perdemos bem o segundo set, cometemos muitos erros no ataque e isso oferece pontos ao adversário. No terceiro e quarto sets, melhorámos o primeiro toque, diminuímos os erros ofensivos e ganhámos com mais vantagem. Vamos para o 11.º jogo no ano e a disponibilidade física cai um bocadinho com esta densidade competitiva. Na quarta-feira, perdemos por culpa própria e agora temos quase uma semana para reverter uma eliminatória que pode ser revertida, está ao nosso alcance. Em casa, para as competições europeias, ainda não perdemos. Apelo aos portistas para que nos venham apoiar nesse jogo”, afirmou Rui Moreira após o término do encontro.

Neste domingo, a AJM/FC Porto recebe o Vilacondense no Luso-Venezolano (16h00, Porto Canal/FC Porto TV) na 9.ª jornada da 2.ª fase da liga.

+ notícias: Desporto

Eis as listas completas às Eleições do FC Porto

Já foram entregues e validadas pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral do FC Porto, José Lourenço Pinto, os nomes de todos os candidatos ao ato eleitoral para os Órgãos Sociais do clube no quadriénio 2024-2028. As Listas A, B e C concorrem à Mesa da Assembleia Geral, à Direção e ao Conselho Fiscal e Disciplinar. Para a eleição do Conselho Superior apresentam-se a votos as Listas A, B e D.

FC Porto: Francisco Conceição eleito melhor jovem da liga em março

Avançado marcou um golo e foi titular nos quatro jogos do FC Porto no mês passado

FC Porto (Voleibol): Já estão disponíveis os bilhetes para o FC Porto-PV Colégio Efanor

Jogo 3 da final do Play-off do campeonato disputa-se na próxima quinta-feira (18h00), no Dragão Arena.