‘Limpeza’ de tendas na Pasteleira dificulta acompanhamento social no Porto

‘Limpeza’ de tendas na Pasteleira dificulta acompanhamento social no Porto
| Norte
Maria Abrantes

O desmantelamento das tendas, na zona da Pasteleira, no Porto, que aconteceu no início de janeiro, levou a que as pessoas se encontrassem “numa situação de bastante destruturação”.

Quem o diz é a coordenadora técnica do programa de consumo vigiado do município do Porto, Diana Castro, à margem de uma visita às instalações da sala de consumo assistido, aberta à comunicação social.

De acordo com a coordenadora, a ação levada a cabo pela autarquia do Porto, fez aumentar a procura pela resposta dada na sala de consumo vigiado, especialmente no que diz respeito a apoios suplementares, como disponibilização de roupas e cobertores.

Mas, a ação de limpeza, que teve como objetivo atenuar o consumo de estupefacientes em espaço público, pode ter colocado em risco algumas das pessoas que estavam já “sinalizadas naquele local e que eram acompanhadas no ponto de vista de toma observada de medicação e era muito importante, por uma questão de saúde pública, garantir que essas pessoas não abandonavam os tratamentos”.

Situação que obrigou a equipa de técnicos a um esforço adicional na zona circundante dos bairros da Pasteleira e Pinheiro Torres “para garantir que não havia abandono” ao nível de terapêutica.

Autarquia do Porto insiste na criminalização do consumo a ‘céu aberto’

“Este é um problema complexo, não vale a pena escondê-lo e exige respostas integradas de muitas entidades e o município do Porto tem estado à altura de dar muitas respostas”, insiste Catarina Araújo, vereadora com o pelouro da Saúde e Qualidade de Vida da Câmara do Porto, que volta a destacar o orçamento alocado ao funcionamento da sala de consumo vigiado, que ronda os 650 mil euros.

Confrontada pelos jornalistas, à margem da primeira visita oficial da autarquia ao equipamento instalado junto ao bairro Pinheiro Torres, a vereadora reitera que a lei atual não garante um conjunto obrigatório de direitos e garantias.

+ notícias: Norte

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.

Mau tempo cancela um dos maiores eventos da semana santa em Braga

Devido às condições meteorológicas desfavoráveis, a Procissão do Senhor "Ecce Homo", também conhecida como "Procissão dos Farricocos", que estava programada para acontecer nas ruas de Braga nesta quinta-feira, foi cancelada.

Município de Chaves apresenta nova imagem

Chaves lançou uma nova "marca" como símbolo representativo do concelho e do seu território. Esta simbologia, de acordo com o município, reflete as influências dos povos que ao longo da história passaram por Aquae Flaviae, celebrando os seus tempos áureos e recriando a história, modernidade e identidade.