Aeroporto do Porto arrasa concorrência galega e lidera noroeste peninsular

Aeroporto do Porto arrasa concorrência galega e lidera noroeste peninsular
| Norte
Porto Canal

Segundo dados a que o Porto Canal teve acesso, em 2022, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, superou os 13,1 milhões de passageiros e ultrapassou a previsão da Vinci. No mesmo período, a soma dos três aeroportos da Galiza ficou-se pelos 5,1 milhões de passageiros.

O número de passageiros no mês de dezembro de 2022, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, deverá fixar-se nos 978 mil passageiros, um número recorde e que supera 2019, o último ano antes da pandemia.

Com os números do derradeiro mês, fecham-se as contas do ano. Ao todo, 13,1 milhões de passageiros e uma recuperação confirmada. O crescimento sentido no segundo semestre de 2022, com excepção do mês novembro (que sofreu uma quebra de 3% face a 2019), compensou um início de ano ainda afetado pela paralisação decorrente da pandemia de COVID-19 e permitiu ao aeroporto do Porto atingir níveis de operação idênticos aos de 2019.

Com o número de passageiros alcançado, o Aeroporto do Porto confirma o estatuto de principal infraestrutura aeroportuária do noroeste peninsular. O somatório de passageiros nos três principais aeroportos da Galiza (Santiago de Compostela, Vigo e Corunha) não chega a metade dos valores do Porto; ficou-se, em 2022, pelos 5,1 milhões de passageiros, segundo dados divulgados pela AENA.

A diferença entre o aeroporto do Porto e os aeroporto da Galiza é ainda maior no segmento das ligações internacionais. Na província espanhola, os voos para aeroportos estrangeiro representam apenas 16% do tráfego.

As previsões das companhias aéreas para o próximo verão são animadoras para o aeroporto do Porto. Em cima da mesa está, neste momento, um crescimento da oferta a rondar os 12%. Em 2023, não só companhias low cost, como a Ryanair e Easyjet, continuarão a sua aposta na base do Porto, como a própria TAP anunciou uma aposta. A abertura de uma nova rota para Luanda e o aumento das frequências para Nova Iorque, Rio de Janeiro e São Paulo prometem um novo capítulo na relação entre a companhia aérea portuguesa e o Norte.

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.