Tecnologias para absorver o dióxido de carbono estão a ser estudadas no Norte 

Tecnologias para absorver o dióxido de carbono estão a ser estudadas no Norte 
| Norte
Porto Canal

A região Norte está a estudar tecnologias que consigam absorver o dióxido de carbono que é produzido na região. O projeto-piloto vai arrancar no Douro Vinhateiro, em Mirandela e no Gerês. 

De acordo com o Jornal de Notícias, o projeto está a ser estudado pela Comissão de Coordenação Regional do Norte (CCDR-N) e pelo Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CeiiA), localizado em Matosinhos.

Ao JN, o presidente da CCDR-N explicou que o principal objetivo deste projeto não passa por criar uma região carbono zero, mas sim que aquilo que é produzido na zona “não seja superior ao que conseguimos sequestrar”. António Cunha realçou ainda que este será “um caminho de longo prazo”.

Segundo o jornal, no Douro, em Mirandela e no Gerês, vão ser criadas três diferentes tipos de tecnologias como a produção de biocarvão para se colocar no solo; a agricultura regenerativa e a reflorestação.

O ministro do Ambiente já congratulou a iniciativa, mas reforçou que "para atingir os objetivos temos muito trabalho pela frente. Temos que trabalhar na redução das emissões e acelerar as energias renováveis".

+ notícias: Norte

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.