ASAE apreende 2,3 toneladas de carne em operação de fiscalização na Mealhada

ASAE apreende 2,3 toneladas de carne em operação de fiscalização na Mealhada
| Norte
Porto Canal/Agências

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica anunciou esta sexta-feira a apreensão de 2,3 toneladas de carne de porco, numa operação de fiscalização que ocorreu no concelho da Mealhada, distrito de Aveiro.

Em comunicado enviado aos jornalistas, a ASAE explicou que a operação de fiscalização direcionada ao combate dos ilícitos contra a saúde pública, no concelho da Mealhada, foi levada a cabo pela Brigada Especializada de Indústrias de produtos de Origem Animal da Unidade Regional do Centro.

“Durante a ação e após a interceção de uma viatura que transportava produtos cárneos (carcaças de suíno), provenientes de um matadouro do concelho de Santarém e com destino a uma sala de desmancha do concelho Macedo de Cavaleiros, constatou que os mesmos se encontravam a ser transportados sem as devidas condições de higiene de modo a evitar contaminações”, referiu.

De acordo com a ASAE, a apreensão, no valor aproximado de 3.700 euros, foi determinada depois de uma médica veterinária ter indicado que os 2.300 quilos de carne não poderiam seguir para circuito comercial, depois de terem estado “em contacto com o pavimento”.

“Constatou-se ainda que o registador de temperatura instalado na viatura não tinha sido sujeito a controlo metrológico, situação que inviabilizou o controlo exato da temperatura da carne que estava a ser transportada. Por isso, foi igualmente determinada a sua apreensão”, acrescentou.

Nesta operação, que contou com a colaboração da GNR, foi ainda instaurado “um processo de contraordenação por se tratar de géneros alimentícios com falta de requisitos” e apreendido o registador de temperatura, num valor estimado de 500 euros.

“A ASAE continuará a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional, em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos, na salvaguarda da segurança alimentar e saúde pública dos consumidores”, concluiu.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.