Lula diz ter a certeza que Bolsonaro "participou ativamente" nos ataques em Brasília

Lula diz ter a certeza que Bolsonaro "participou ativamente" nos ataques em Brasília
| Mundo
Porto Canal/Agências

O Presidente brasileiro, Lula da Silva, disse esta quinta-feira ter a certeza que o ex-chefe de Estado Jair Bolsonaro "participou ativamente" nos ataques às sedes dos três poderes em Brasília no dia 8 de janeiro.

Segundo o Presidente brasileiro, os radicais queriam ter atacado os três poderes no dia da sua posse e só não o fizeram porque "não dava porque tinha muita polícia e muita gente".

Lula da Silva disse ainda que Bolsonaro "é quase como um psicopata" e que deve "ser julgado em algum momento por genocídio, não apenas no caso dos yanomami, mas no caso da covid-19".

No dia 8 de Janeiro, milhares de radicais, apoiantes de Jair Bolsonaro, invadiram o Palácio do Planalto, e os edifícios da Câmara dos Deputados, do Senado e do Supremo Tribunal Federal (STF), numa tentativa de forçar um golpe de Estado.

O Supremo Tribunal Federal está a investigar os graves acontecimentos como uma tentativa de golpe e incluiu Bolsonaro nas investigações para esclarecer se ele instigou os seus apoiantes a perpetrar os ataques contra as instituições.

Bolsonaro está nos Estados Unidos desde 30 de dezembro, dois dias antes de deixar a presidência, e está a solicitar um visto turístico para permanecer no país.

A situação do ex-líder brasileiro tornou-se hoje mais complicada devido às declarações do senador Marcos do Val, próximo de Bolsonaro, que disse nas redes sociais que o ex-presidente tentou convencê-lo a participar num golpe contra Lula.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.