Apreendidos 2.487kg de biqueirão subdimensionado em Matosinhos

Apreendidos 2.487kg de biqueirão subdimensionado em Matosinhos
| Norte
Porto Canal / Agências

A Unidade de Controlo Costeiro da GNR apreendeu na quarta-feira 2.487 quilos de biqueirão subdimensionado na lota de Matosinhos, anunciou esta quinta-feira a Guarda.

No âmbito de uma ação de fiscalização destinada ao controlo do cumprimento das regras de descarga, transporte, comercialização e regime de primeira venda de pescado fresco, os militares detetaram sete dornas com 2.487 quilos de biqueirão no interior, referiu, em comunicado.

O valor presumível de mercado do pescado ronda os 14.922 euros, salientou.

Após diligências policiais, acrescentou a GNR, foi elaborado um auto de contraordenação cuja coima pode atingir os 37.500 euros.

O pescado apreendido, depois de submetido ao controlo higiossanitário, foi doado a várias instituições de solidariedade social da região norte, sustentou.

“A GNR alerta que uma medida de gestão sustentável do pescado é o respeito das medidas mínimas de captura, cujo objetivo é melhorar a rentabilidade potencial do recurso”, frisou.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.