Terrenos da antiga Lota de Aveiro. Ribau Esteves quer acabar com "gestão miserável"

Terrenos da antiga Lota de Aveiro. Ribau Esteves quer acabar com "gestão miserável"
| Norte
Porto Canal / Agências

O presidente da Câmara de Aveiro disse que vai continuar a lutar para acabar com a “gestão miserável” dos terrenos da antiga Lota, para cujo arranjo urbanístico abriu um concurso de ideias.

Trata-se de uma área de 10 hectares às portas da cidade, junto à ria, que pertence à Administração do Porto de Aveiro e que o presidente da autarquia, Ribau Esteves, pretendia fosse entregue ao município mediante um valor a negociar ou mesmo no âmbito da descentralização, o que não se verificou.

Apesar disso, Ribau Esteves avançou com um concurso de ideias para o aproveitamento urbanístico do espaço, cujas peças estão em exposição no Centro de Congressos.

“O concurso é um contributo objetivo para pensar este território, para deixar claro que a câmara luta para que esta parcela de território do município de Aveiro lhe seja entregue”, disse Ribau Esteves.

Falando na reunião pública do executivo, o autarca lembrou que essa é uma luta que havia sido desencadeada sem sucesso pelos seus antecessores Alberto Souto e Élio Maia.

O presidente da Câmara de Aveiro não poupou críticas à Administração do Porto de Aveiro e ao Governo pela “gestão miserável” daquela área que tem estado ao abandono, esperando que “de uma vez por todas, aquele terreno seja entregue à câmara”.

“Quero deixar clara a nossa determinação em avançar imediatamente para a qualificação daquela área, no dia em que vier para nós imediatamente", disse.

O vereador do PS, na oposição, Fernando Nogueira, havia criticado o processo do concurso de ideias e da sua divulgação, pondo em causa a real intenção em dinamizar a participação pública.

A Câmara de Aveiro tem em exposição, nas suas instalações, os trabalhos apresentados no Concurso Público de Ideias para a elaboração do Estudo Urbanístico da zona da Antiga Lota de Aveiro.

O Concurso de Ideias, para uma área junto à Ria com cerca de 10 hectares, tem por objetivo “a apresentação do conceito de ocupação e respetivo desenho urbano, que permita não só valorizar a imagem urbana dos terrenos da antiga Lota de Aveiro, como promover as vivências urbanas, apostando na diversidade de funções, numa perspetiva de gerar um espaço dinâmico, com forte cariz cultural, com espaço de relevo para os desportos náuticos e a náutica de recreio, tudo alicerçado numa aposta de sustentabilidade ao nível ambiental, social e económico”.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.