Criminalização da droga. Moreira diz que “chutar para a veia” na rua é “atentado ao pudor”

Criminalização da droga. Moreira diz que “chutar para a veia” na rua é “atentado ao pudor”
| Porto
Henrique Ferreira

Rui Moreira considera que a toxicodependência no Porto “é um atentado ao pudor” e não um exercício do direito da liberdade. Em entrevista exclusiva ao Porto Canal, o presidente da Câmara Municipal do Porto diz “não compreender” que a polícia não possa travar alguém que esteja na via pública a consumir droga.

“Se amanhã à porta da escola das Condominhas estiver alguém a chutar para a veia e parar lá um carro da polícia não pode fazer coisa nenhuma, mas se estiver lá alguém a vender gelados é impedido pela polícia de o fazer”, lamenta Rui Moreira.

De recordar que recentemente a Câmara do Porto levou a cabo uma operação de limpeza num acampamento ilegal junto à escola das Condominhas, no Bairro da Pasteleira. Na altura Moreira garantia que o “Estado falhou” e que é necessário alterar a lei relativa ao consumo de estupefacientes.

Críticas ao governo, à Jornada Mundial da Juventude e à TAP

No programa Diálogo Aberto, conduzido por Tiago Girão, Diretor de Informação do Porto Canal, Rui Moreira culpou ainda Ana Mendes Godinho pelos problemas no processo de descentralização de competências. O presidente da Câmara do Porto diz que a ministra e a sua equipa foram “absolutamente incapazes” de compreender a realidade dos municípios e que os serviços de estado “querem guardar as gorduras para si e atirar os ossos” para as autarquias.

O autarca critica ainda os gastos previstos na Jornada Mundial da Juventude, que acontece este ano em Lisboa. “Parece que Portugal se esgota em Lisboa e que o escrutínio da capital é diferente do resto do país”, lamenta.

Moreira atira ainda à TAP e à decisão de voltar a privatizar a empresa. “Quanto é que nos vão dar pela empresa?”, questiona.

“Eu dou o exemplo da Lufthansa. O estado alemão, para salvar a Lufthansa, entrou com um aumento de capital de 20%. Ou seja, recapitalizou a empresa e esta conseguiu ter recursos para cumprir as suas obrigações. Depois, como houve uma retoma do tráfego aéreo, o estado alemão vendeu esses 20% e ainda ganhou dinheiro. Não nacionalizou. Mas isso são os estados como a Alemanha que são pobres. Portugal é um país rico e por isso decidiu colocar lá dinheiro aos baldes”, ironiza Rui Moreira.

+ notícias: Porto

Colisão rodoviária condiciona A28 junto a Esposende

Uma colisão rodoviária na autoestrada A28, em Esposende, está a condicionar o trânsito automóvel no sentido Porto-Viana do Castelo, confirmou ao Porto Canal fonte da Brigada de Trânsito de Viana do Castelo.

Universidade oferece curso de português a partir de viagem pelo coração do Porto

A Universidade do Porto anunciou esta quarta-feira a realização de um curso online que propõe dar a conhecer a língua portuguesa a partir de uma viagem virtual pelo “coração” do Porto, Património da Humanidade.

Choque em cadeia condiciona trânsito na VCI

Um choque em cadeia entre cinco veículos na VCI na zona de Paranhos, ao início da tarde desta quarta-feira, está a condicionar a circulação automóvel.