Adjunto do novo selecionador nacional já esteve preso por suspeita de fraude

Adjunto do novo selecionador nacional já esteve preso por suspeita de fraude
| Desporto
Porto Canal

Roberto Martínez foi a nove de janeiro oficializado como sucessor de Fernando Santos ao comando da seleção portuguesa de futebol. Com um contrato válido até 2026, a restante equipa técnica inclui Richard Evans, que trabalha com o espanhol desde 2016, e Jesús Seba, que já pisou relvados portugueses em representação do Belenenses e Desportivo de Chaves.

O percurso de Seba é, no entanto, marcado por um problema com a justiça espanhola.

“Operação Dilúvio”: é este o nome da megaoperação policial levada a cabo pela Divisão de Crimes Económicos da Sede Policial Superior de Aragão e que, a 17 de maio de 2013, levou à prisão preventiva do adjunto do novo selecionador português. O ex-jogador do Real Zaragoza, em conjunto com o seu sogro, Fidel Polo, ficaria em prisão preventiva durante 13 dias, saindo em liberdade após o pagamento de uma fiança no valor de 10 mil euros.

A prisão de Seba foi uma surpresa na comunidade desportiva espanhola, apesar do técnico ter colaborado com as forças policiais desde o primeiro instante.

À época pendiam sob o espanhol alegações de 156 crimes fraudulentos, através dos quais teria somado mais de 110 mil euros de indemnizações de seguradoras. O Ministério Público afirmou na altura que Seba era suspeito de falsificar, em conluio com o suposto mandante da trama, Eduardo Pérez Caro, um conjunto de relatórios fraudulentos relativos a prejuízos provocados por incêndios e chuvas fortes.

Dos 57 acusados por fraude, falsificação de documentos, branqueamento de capitais e pertença a organização criminosa, 54 escaparam à pena de prisão mediante a devolução das verbas de que eram implicados, entre eles Jesús Seba.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Prossegue a preparação para o regresso à competição

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Estoril (sábado, 20h30, Sport TV), no Estádio António Coimbra da Mota, a contar para a 27.ª jornada do campeonato.

FC Porto: Nuno Lobo oficializou candidatura à presidência

Nuno Lobo é oficialmente candidato à presidência do FC Porto depois de entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Esta quinta-feira, Nuno Lobo esteve no Museu FC Porto, onde foi recebido por Lourenço Pinto. À saída, o candidato que também o foi em 2020, falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e acredita que “tudo vai correr de forma exemplar no dia 27”.

FC Porto: Pinto da Costa formalizou a recandidatura à presidência

Depois de André Villas-Boas, Miguel Brás da Cunha e Nuno Lobo, também Jorge Nuno Pinto da Costa já formalizou a recandidatura à presidência do FC Porto ao entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Assim que cumpriu o ato, o atual presidente do clube falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e não tem dúvidas que que estas eleições terão uma adesão sem precedentes.