Cão mais velho do mundo é português e chama-se Bobi

Cão mais velho do mundo é português e chama-se Bobi
Guiness World Record
| País
Porto Canal

O cão mais velho do mundo é português e vive na aldeia de Conqueiros, em Leiria. Recentemente bateu o recorde de Bluey, um cão australiano que morreu com 29 anos e cinco meses, ao chegar aos 30 anos e 266 dias no dia 1 de fevereiro de 2023.

O Bobi viveu toda a sua vida com a família Costa e é “um rafeiro do Alentejo de raça pura”, uma raça de cão de guarda de gado com uma esperança média de vida entre os 12-14 anos.

De acordo com uma nota publicada no site do Guiness World Record, o cão nasceu a 11 de maio de 1992 e chegou a casa de Leonel Costa, atual tutor, quando este tinha oito anos.

O tutor de Bobi admite que um dos maiores fatores para a longevidade do seu canino é o “ambiente calmo e tranquilo” em que Bobi vive, “longe das cidades”.

Leonel conta que, embora ele e os irmãos quisessem ficar com Bobi, os pais não queriam devido ao elevado número de cães que já tinham. “Infelizmente, nessa altura era considerado 'normal' entre as pessoas mais velhas que, caso não pudessem ter mais animais em casa, (…) podiam enterrar os animais numa toca para que não sobrevivessem”, explicou Leonel.

Mas quando os pais de Leonel descobriram o Bobi já era tarde. Felizmente, diz o tutor, o Bobi já tinha aberto os olhos.

“Confesso que quando descobriram que já sabíamos, gritaram muito e castigaram-nos, mas valeu a pena e por um bom motivo”, disse Leonel.

Bobi nunca foi acorrentado ou preso a uma coleira e sempre gostou de passear livremente pelas florestas e fazendas que cercam a casa da família Costa. Leonel acaba por descrever Bobi como “muito sociável”.

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).