“Absolutamente incapaz”. Rui Moreira culpa Ana Mendes Godinho pelos problemas na descentralização

| Porto
Henrique Ferreira

Rui Moreira culpa Ana Mendes Godinho pelos problemas no processo de descentralização de competências. Em entrevista exclusiva ao Porto Canal, o presidente da Câmara do Porto diz que a equipa da ministra foi “absolutamente incapaz” de compreender a realidade dos municípios e que os serviços de estado “querem guardar as gorduras para si e atirar os ossos” para as autarquias.

No programa Diálogo Aberto, conduzido por Tiago Girão, Diretor de Informação do Porto Canal, Rui Moreira aproveitou, no entanto, para elogiar Ana Abrunhosa. Para o autarca, a ministra da Coesão Territorial “foi o fator determinante” para se “evoluir de um processo absolutamente impossível para um processo, apesar de tudo, possível”.

“Com a ministra Ana Abrunhosa o nosso diálogo tem sido extremamente produtivo. Já na questão da coesão social o ministério respetivo teve uma total incapacidade para compreender aquilo que estávamos a dizer”, afirma Rui Moreira.

Para o presidente da Câmara do Porto, no Ministério da Solidariedade e Segurança Social tem “um desconhecimento do terreno terrível” e foi Ana Abrunhosa que colmatou estas falhas. Para Moreira, a responsável pela pasta da Coesão Territorial “é uma grande ministra com capacidade para mediar a posição dos municípios”.

“Parece que Portugal se esgota em Lisboa”. Moreira critica gastos da Jornada Mundial da Juventude

Na entrevista exclusiva ao Porto Canal, Rui Moreira critica ainda os gastos previstos na Jornada Mundial da Juventude, que acontece este ano em Lisboa. “Parece que Portugal se esgota em Lisboa e que o escrutínio da capital é diferente do resto do país”, lamenta o autarca.

“Eu recordo-me que quando o evento foi anunciado, o sr. Presidente da República anunciava aquilo como se Portugal tivesse sido campeão do mundo de futebol, o governo estava empenhadíssimo, a Câmara de Lisboa também, a igreja estava interessadíssima. Todos eram país da criança. Agora parece que ninguém quer ser pai daquilo e isso preocupa-me”, afirma Rui Moreira

Sobre a reabilitação da zona do Parque Tejo, o presidente do Câmara do Porto garante que é positivo para Lisboa, mas reforça que na Invicta também está a decorrer “a reabilitação em Campanhã para a qual a cidade também gostava de ter alguns recursos”.

+ notícias: Porto

Mercearia mais antiga do Porto vai fechar para dar lugar a Ale-Hop

A Mercearia do Bolhão, a mais antiga da cidade do Porto, vai fechar a 30 de abril, depois de 144 anos de atividade no coração da baixa portuense. No seu lugar, vai abrir uma loja da cadeia espanhola Ale-Hop, confirmou em exclusivo ao Porto Canal o proprietário do espaço, Alberto Rodrigues.

“Capitalismo selvagem toma conta de tudo”. Abafada por grandes superfícies comerciais, mercearia histórica do Porto vai fechar

A histórica Mercearia do Bolhão, aberta no Porto desde 1880, vai encerrar portas a 30 de abril para dar lugar a uma loja da multinacional Ale-Hop, como avançado na manhã desta sexta-feira em exclusivo pelo Porto Canal. O proprietário do negócio é também o proprietário do prédio inteiro, na Rua Formosa. A decisão foi sua, mas a dificuldade nas contas pesou na decisão final. Alberto Rodrigues, para quem “o capitalismo selvagem toma conta de tudo”, lamenta que as grandes superfícies agora possam “abrir onde quiserem e abafar este, abafar aquele”.

PSP registou 244 atropelamentos em 4034 acidentes no Porto em 2023

A Polícia de Segurança Pública (PSP) do Porto registou 244 atropelamentos no concelho em 2023, num total de 4.034 acidentes aos quais foi chamada a intervir, de acordo com dados adiantados à agência Lusa.