ACT notifica 1.540 empresas devido a diferenças salariais 

ACT notifica 1.540 empresas devido a diferenças salariais 
| Economia
Porto Canal

A Autoridade para as Condições de Trabalho vai notificar, a partir desta quinta-feira, 1.540 empresas por apresentarem diferenças salariais.

As empresas em questão têm 50 ou mais trabalhadores e apresentam uma desigualdade salarial igual ou superior a 5%, de acordo com o Ministério do Trabalho. 

No comunicado da tutela lê-se que "estas entidades têm 120 dias para apresentar o plano de avaliação das diferenças remuneratórias à ACT e um ano para implementação do plano e correção das diferenças salariais não justificadas", acrescentando que "caso não apresentem este plano, incorrem numa prática que constitui contraordenação grave, cuja sanção pode ter um valor máximo de coima de cerca de 13 mil euros e um valor mínimo de 612 euros".

As empresas vão ser notificadas por email. 

+ notícias: Economia

Cooperativa Leiteira da Póvoa de Varzim diz que IVA zero não se vai refletir no preço de produção

A isenção do IVA no leite não vai refletir-se no preço de produção. Os agricultores dizem que o aumento dos preços ficou maioritariamente a cargo da distribuição.

Produtores de maçã de Carrazeda de Ansiães não acreditam que IVA zero vá aumentar vendas

Quem se dedica à produção do fruto diz que se vivem tempos difíceis e, depois de uma colheita má em que as receitas foram poucas, sem apoios extras há muitos produtores que correm risco de abandonar os pomares.

Reprogramação do PRR estará em consulta pública. Trabalhos devem começar nas próximas semanas

A ministra da Presidência adiantou esta quarta-feira, no Parlamento, que os trabalhos para a reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vão ter lugar nas próximas semanas, sublinhando que as matérias serão colocadas em consulta pública.