Cápsula radioativa perdida na Austrália foi encontrada

Cápsula radioativa perdida na Austrália foi encontrada
| Mundo
Porto Canal

Ao longo dos últimos dias, órgãos de comunicação social um pouco por todo o mundo comentaram o caso que causou bastante consternação às autoridades australianas. Em causa, uma cápsula com 6 milímetros de diâmetro e 8 de comprimento, contendo Célsio-137, uma substância altamente radioativa, e que havia sido perdida a 10 de janeiro.

De acordo como a agência Reuters, a confirmação foi avançada por Stephen Dawson, ministro da proteção civil australiana, ao fim de quase uma semana de buscas ao longo de 1.400 quilómetros.

"Quando consideramos a dimensão da área de busca, localizar este objeto foi um desafio monumental, os grupos tiveram praticamente de procurar uma agulha num palheiro", comentou o governante.

De momento as autoridades afirmam ser improvável que a área onde foi encontrada esteja contaminada, sendo ainda necessário realizar análises ao local.

Apesar do seu tamanho reduzido (6 milímetros de diâmetro por 8 milímetros de comprimento), a substância contida na cápsula é extremamente radioativa, podendo colocar em perigo de vidad quem se aproximar demasiado do objeto.

O objeto foi dado como perdido no passado dia 10 de janeiro, pela empresa mineira 'Rio Tinto', que deveria assegurar o transporte desde uma mina em Newman até à cidade de Perth.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.