Batido recorde de toneladas em 2022 no Terminal de Carga e Granéis de Leixões

Batido recorde de toneladas em 2022 no Terminal de Carga e Granéis de Leixões
| Economia
Porto Canal / Agências

O Terminal de Carga Geral e de Granéis de Leixões (TCGL) bateu o recorde de carga movimentada em 2022, ao atingir quatro milhões de toneladas, mais 6% que em 2021, de acordo com dados divulgados esta terça-feira pelo grupo ETE.

"O TCGL – Terminal de Carga Geral e de Granéis de Leixões, concessionado ao Grupo ETE, bateu em 2022 o recorde de carga movimentada ao atingir quatro milhões de toneladas, mais 6% que em 2021", pode ler-se num comunicado do grupo ETE.

De acordo com o comunicado, "o TCGL observou no ano de 2022 um crescimento exponencial da sua atividade, nomeadamente na movimentação de granéis sólidos com um aumento de 12% face a 2021, destacando-se um crescimento de 11% na importação e de 20% na exportação".

"No que respeita à movimentação de carga geral, os volumes de importação equipararam-se às exportações, no entanto ao nível do 'mix' de cargas, a importação atingiu valores recorde comparativamente a 2021, crescendo 5%", refere a empresa.

O terminal aponta como previsão "manter este ritmo de crescimento, tendo recentemente investido em novos equipamentos portuários e no aumento da sua capacidade de armazenagem, permitindo continuar a aumentar a sua capacidade de movimentação de cargas em terminal".

Em causa estão duas novas gruas verticais, "uma delas com possibilidade de trabalhar a 100% com energia elétrica, facto que contribuirá igualmente para a sustentabilidade da sua operação no Porto de Leixões".

A empresa recorda ainda que 2022 "foi um ano que colocou dificuldades às operações logísticas à escala global, com questões conjunturais transversais à maioria dos portos europeus e mundiais".

O grupo ETE, detido exclusivamente por capitais portugueses, foi fundado em 1936 e integra as áreas de operação portuária, transporte marítimo, operação logística, transporte fluvial, agentes de navegação, engenharia, construção e reparação naval.

Emprega mais de 1.200 trabalhadores e gera um volume de negócios anual superior a 230 milhões de euros, tendo presença internacional em países como Colômbia, Uruguai, Cabo Verde, Moçambique e Bélgica, e parcerias no Gana e no Japão.

+ notícias: Economia

Parlamento discute propostas de alteração ao IRS

O parlamento discute esta quarta-feira a proposta do Governo que altera as taxas do IRS com todos os partidos a apresentarem alternativas, sendo incerto o desfecho das votações, tendo em conta o equilíbrio de forças na Assembleia da República.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.