"Este processo de descentralização só poderia correr mal", afirma Ricardo Rio

| País
Porto Canal

Ricardo Rio considera que existe uma desconfiança na esfera pública relativamente à capacidade e preparação dos municípios para assumirem a descentralização.

As declarações do Presidente da Câmara Municipal de Braga foram feitas na conferência “Poder local, PRR e Descentralização”, em Vila Nova de Gaia, na passada segunda-feira à noite. Para o autarca, o processo de descentralização “só poderia correr mal”, justificando que tal se deve à relação entre o estado central e as autarquias locais, que “foi sempre cultivado ao longo dos anos como uma relação totalmente desequilibrada”.

“E essa capacidade de descentralizar voluntariamente, de fazer algo que outros deveriam fazer, mas que não fazem, e que as Câmaras Municipais vão fazendo um pouco por todo o território, é algo que esta manifestamente subavaliado na perceção publica”, vinca Ricardo Rio.

Para o autarca, a discussão “destas pequenas tarefas que nos querem endossar no processo de descentralização, de fazer a conservação de equipamentos públicos, de fazer a tal limpeza, de gerir o pagamento dos salários dos funcionários públicos que nos são transferidos” põe em causa “a preparação das autarquias”.

Segundo Ricardo Rio, para “cada uma dessas funções nós já temos essa capacidade demonstrada de podermos fazer muito daquilo que o estado central não faz em benefício das populações”.

Rui Moreira, em representação da Câmara do Porto, e Carlos Moedas, pela Câmara de Lisboa, também marcaram presença no evento, tendo criticado processo de descentralização de competências que apelidaram de "comédia" e "mentira".

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.