Bastonária da Ordem dos Enfermeiros acusada de peculato e falsificação de documentos

Bastonária da Ordem dos Enfermeiros acusada de peculato e falsificação de documentos
| País
Porto Canal

Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros, foi acusada pelo Ministério Público de alegados crimes de peculato e falsificação de documentos. Em causa está um processo crime que investiga o pagamento indevido de deslocações. 

Além de Ana Rita Cavavo, o Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa acusou outras 13 pessoas que adulteraram informação com o intuito de obter um benifícios através da adulteração de mapas de deslocação. 

De acordo com o Expresso, a bastonária recebeu mais de 10 mil euros a que não tinha direito e que terá que devolver caso seja culpada. 

No total, o esquema encabeçado pela bastonária da Ordem dos Enfermeiros pode ter levado a uma apropriação superior a 61 mil euros por parte de ex-dirigentes e ex-assessores do organismo. A notícia foi avançada esta segunda-feira pela revista Visão. 

Em reação, a instituição confirma que as deslocações em causa "foram efetivamente feitas e ao serviço da Ordem dos Enfermeiros", mas que "a responsabilidade direta pelos procedimentos irregulares relacionados com o processamento de quantias pagas a dirigentes e funcionários da Ordem era do seu ex-Diretor Administrativo e Financeiro, que, justamente por esse motivo, foi afastado por estes dirigentes". 

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.