FC Porto: Uma conquista para a história. Crónica de jogo

FC Porto: Uma conquista para a história. Crónica de jogo
| Desporto
Porto Canal

FC Porto derrotou o Sporting (2-0) e conquistou a Taça da Liga, o 83.º troféu oficial do palmarés

O FC Porto conquistou a Taça da Liga após bater o Sporting na final por 2-0 com golos de Eustaquio e de Marcano. Com este troféu, os azuis e brancos tornaram-se o clube mais titulado da história do futebol português com 83 títulos oficiais. Além deste marco, os portistas detêm, pela primeira vez, todos os troféus nacionais simultaneamente e títulos de todas as provas em que participaram.

Para o clássico, Sérgio Conceição mexeu duas peças no puzzle portista. Galeno e Taremi entraram para os lugares de Veron e de Namaso e a equipa arrancou o jogo em 4-3-3, com Pepê e o extremo brasileiro nas alas a apoiar o avançado iraniano.

Foi dos Dragões a iniciativa ofensiva nos primeiros minutos da final. Com mais posse de bola e a organizar desde trás, maioritariamente com o objetivo de explorar as costas dos laterais adversários, os portistas foram mesmo os primeiros a celebrar à passagem do décimo minuto de jogo.

Precisamente a partir da faixa, Pepê arranjou espaço e tirou um cruzamento para a entrada da área, onde apareceu Wendell a tocar imediatamente ao lado para Eustaquio. O médio pôs a bola a jeito do pé direito e dali disferiu um autêntico tiraço que passou entre as mãos de Adán e só parou no fundo das redes lisboetas. Explodia a bancada destinada aos adeptos azuis e brancos.

Dois minutos depois, foi o Sporting a marcar por Marcus Edwards, mas Tiago Martins (VAR) deu indicação a João Pinheiro para anular o golo dado que o inglês estava 41 centímetros adiantado no momento do passe que Pedro Gonçalves lhes fez. Os adversários pressionaram à procura do empate, acertaram na trave e no poste ao minuto 35, mas foi o FC Porto a sair em vantagem para os balneários (1-0).

Numa segunda parte muito tática em que as equipas encaixaram mutuamente e não permitiram oportunidades de golo, o momento mais relevante foi a expulsão de Paulinho aos 70 minutos após atingir com o braço a face de Otávio. Os ânimos aqueceram e sete minutos depois Sérgio Conceição mexeu pela primeira vez para colocar Zaidu no lugar do amarelado Wendell.

Com a calma de quem está em vantagem, mas com ambição de ampliar a diferença no placar, os Dragões cercaram a baliza oponente e Iván Marcano, aos 86 minutos, selou todas as dúvidas: com o cabeceamento de cima para baixo ao segundo poste em resposta ao cruzamento de Pepê, o central carimbou a conquista da primeira Taça da Liga do palmarés do clube.

+ notícias: Desporto

Nuno Capucho: "Eles são a bandeira da formação do FC Porto"

“Formar a ganhar” é o “princípio básico” da equipa de sub-19, a “bandeira da formação” do clube, que vai defrontar o AC Milan, um “adversário difícil, competente e com qualidade técnica” nas meias-finais da Youth League (17h00, Porto Canal/FC Porto TV).

Em Lausanne "sente-se o portismo, às vezes até mais do que no estádio"

José Silva é Presidente da Casa do FC Porto em Lausanne, na Suíça, há 30 anos. No dia em que os 'Dragões' disputam as meias-finais da UEFA Youth League contra o AC Milan, o reformado recorda com "alegria e orgulho" a conquista da Final 4 em 2019 e perspetiva um resultado positivo na edição de 2024.

Eleições FC Porto: Portal do recenseamento pioneiro disponível para os sócios

Na antecâmara das eleições agendadas para 27 de abril, o FC Porto disponibiliza a partir desta sexta-feira um portal digital, através do qual cada sócio pode consultar dados relativos ao seu recenseamento e à sua capacidade eleitoral.