“Estou escandalizado”, diz padre Lino Maia sobre custo do altar-palco da JMJ

| País
Porto Canal

Construção da estrutura para receber a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) vai custar 4,2M€.

Padre Lino Maia, o presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) mostra-se incrédulo quanto ao custo do altar-palco. “Estou escandalizado com a situação. Nós, portugueses somos anões e queremos mostrar que somos gigantes”, atirou Lino Maia.

Na Manhã Informativa do Porto Canal, o presidente da CNIS realça que “o grande acontecimento vai ser a grande concentração de jovens e os jovens certamente que não quererão, não precisarão de grande espavento”, reforçando a ideia de que não são necessários luxos para a JMJ.

Lino Maia atira ainda que “se houvesse sobriedade em todo este processo, nas infraestruturas, eu penso que seríamos exemplares e então aí é que seríamos gigantes”, realça o padre referindo-se ao orçamento do altar-palco.

Segundo a informação disponibilizada no Portal Base da contratação pública, “a construção foi adjudicada por 4,24 milhões de euros (mais IVA)", somando-se a esse valor "1,06 milhões de euros para as fundações indiretas da cobertura”.

O orçamento da igreja para a Jornada Mundial da Juventude ainda não está fechado, mas será divulgado nos próximos dias, tendo já um valor provisório superior a 80 milhões de euros, adiantou esta quinta-feira o bispo coordenador do evento.

A JMJ é o maior encontro de jovens católicos de todo o mundo com o Papa, que acontece a cada dois ou três anos, entre julho e agosto. É considerada o maior acontecimento da Igreja Católica, vai realizar-se este ano em Lisboa, entre 1 e 6 de agosto, sendo esperadas cerca de 1,5 milhões de pessoas.

As principais cerimónias da jornada decorrem no Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, na margem ribeirinha do Tejo, em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures.

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).