Centro de apoio a sem-abrigo apela a revisão do plano de contingência do Porto

| Porto
Porto Canal / Agências

O Centro de Apoio ao Sem Abrigo (CASA) do Porto apelou esta quinta-feira à alteração do plano de contingência municipal, por considerar “redutor” o critério da temperatura mínima de 3 graus Celsius que determina a sua ativação.

"Efetivamente, 4ºC, 5ºC ou 6ºC graus [Celsius] é muito frio para quem está na rua", afirmou Natália Coutinho, uma das coordenadoras do CASA Porto, associação que, desde 2008, intervém junto da população sem-abrigo da cidade.

Com as temperaturas mínimas a registarem valores baixos, a coordenadora da associação - que entrega cerca de 160 refeições por dia - diz entender que "ativar o plano de contingência não é assim tão simples" e requer uma "estrutura" para a qual é preciso "haver algum critério", mas apela a que seja revisto o critério da temperatura mínima que determina a ativação do plano.

Segundo a Câmara do Porto, o plano de contingência para apoiar pessoas em situação de sem-abrigo “só é ativado com temperaturas mínimas abaixo dos 3ºC, durante três dias consecutivos”.

Para a coordenadora, deveria ser possível ativar o plano de contingência a partir dos 6ºC, por exemplo.

“Porque 6ºC é muito frio para quem está completamente desabrigado. Era importante que esse critério pudesse vir a ser melhorado porque o critério dos 3ºC é demasiado redutor", referiu.

E acrescentou: "muitos [sem-abrigo] perguntam-nos se podemos levá-los para algum local mais protegido".

À Lusa, Natália Coutinho afirmou que, independentemente de a Proteção Civil vir a ativar o plano de contingência, o CASA Porto e outras associações da cidade articularam-se para "fazer face às necessidades" de quem vive na rua.

Natália Coutinho destacou que a associação "tem feito um esforço enorme" para munir as pessoas em situação de sem-abrigo de cobertores, cachecóis, casacos, luvas e meias, bem como de bebidas quentes, como chás e cafés.

"Na terça-feira à noite entregámos o último cobertor que tínhamos. Daí o pedido extremo para nos ajudarem porque não conseguimos fazer face às necessidades das pessoas", afirmou a coordenadora, notando que as roupas quentes e os cobertores podem ser entregues no antigo Hospital Joaquim Urbano ou diretamente em contacto com a delegação do CASA Porto.

A Câmara do Porto anunciou na quarta-feira que as equipas de rua iriam ser reforçadas, a partir das 21:00, para apoiar as pessoas em situação de sem-abrigo devido ao frio.

Segundo a autarquia, o “contingente especial” é constituído por dois elementos da Proteção Civil Municipal, dois elementos do Regimento dos Sapadores Bombeiros, dois técnicos do Departamento Municipal de Coesão Social e dois Técnicos das Equipas de Rua.

“Pese embora ainda não estejam reunidos os critérios estabelecidos pelo Plano de Contingência para Pessoas em Situação de Sem-Abrigo do NPISA Porto – Vaga de Frio 2023, que só é ativado com temperaturas mínimas abaixo dos 3ºC, durante três dias consecutivos”, a Câmara Municipal do Porto decidiu avançar com “um reforço das equipas de rua, que diariamente acompanham as pessoas em situação de sem-abrigo”.

A autarquia refere ainda que os três restaurantes solidários da rede municipal – Centro de Acolhimento Temporário Joaquim Urbano, Baixa (Travessa de Passos Manuel) e Batalha – se mantêm em funcionamento, assegurando mais de 550 refeições diárias, com o apoio dos voluntários da Associação CASA.

Todos os distritos do continente vão estar sob aviso amarelo devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima até às 06h00 de domingo, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso amarelo, o terceiro menos grave, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

+ notícias: Porto

Obras no jardim Teófilo Braga não avançam antes de julho

Afinal, as obras no Jardim Teófilo Braga, na Praça da República, só avançam depois do início do terceiro trimestre de 2024. O “refúgio da sueca” continua assim, aberto, pelo menos até julho, altura em que deverão arrancar as obras de requalificação do espaço.

Quatro meses depois, Gondomar publica horários da UNIR… com erros

A Câmara Municipal de Gondomar divulgou, na tarde desta segunda-feira, os horários atualizados da rede de autocarros da UNIR, numa publicação na rede social de Facebook. Contudo, após a partilha, foram detetados erros em alguns dos horários, onde por exemplo um autocarro passava duas vezes pelo mesmo local de paragem.

Homem fica preso em máquina no El Corte Inglês de Gaia

Um homem de 57 anos de idade sofreu ferimentos, na manhã desta terça-feira, na sequência de um acidente de trabalho no Centro de Distribuição do El Corte Inglês em Vila Nova de Gaia, apurou o Porto Canal junto dos Bombeiros Voluntários de Crestuma.