Vila Nova de Gaia. Lançado plano para a Igualdade para "diminuir fosso entre homens e mulheres"

Vila Nova de Gaia. Lançado plano para a Igualdade para "diminuir fosso entre homens e mulheres"
| Norte
Porto Canal / Agências

O Plano Municipal para a Igualdade de Vila Nova de Gaia, que visa “diminuir o fosso entre homens e mulheres”, inclui dezenas de medidas dirigidas aos recursos humanos da autarquia, à comunidade e a entidades locais.

Em comunicado, a Câmara de Vila Nova de Gaia (distrito do Porto) avança que o Plano Municipal para a Igualdade tem como referências temporais o presente ano e 2025, pelo que as 41 medidas que constam do documento deverão ser implementadas no prazo de três anos.

“Partindo da premissa de que a administração pública local desempenha um papel fundamental na eliminação das desigualdades e discriminações com base no sexo, potenciando práticas de parceria e de trabalho coletivo, a Câmara Municipal de Gaia elaborou o Diagnóstico Municipal para a Igualdade”, descreve a autarquia.

Desse trabalho foram detetadas “vulnerabilidades e fragilidades”, bem como “potencialidades e recursos” e agora a autarquia de Gaia compromete-se “diminuir o fosso entre homens e mulheres” através de “propostas de atividades que visam contribuir para a integração da perspetiva de género nas diferentes áreas de gestão da autarquia, encorajando o desenvolvimento de boas práticas”.

“Os principais objetivos do Plano Municipal para Igualdade 2022-2025 visam garantir uma governação que integre o combate à discriminação em razão do sexo e a promoção da igualdade entre mulheres e homens”, lê-se no documento.

É também objetivo deste plano “salvaguardar as condições para uma participação plena e igualitária de mulheres e homens no mercado de trabalho e na atividade profissional, assegurar as condições para uma educação e formação livre de estereótipos de género, promover a igualdade na área da saúde ao longo dos ciclos de vida e diminuir a tolerância às diferentes manifestações de violência contra as mulheres e a violência doméstica, consciencializar sobre os seus impactos e promover uma cultura de não violência e de respeito pelos direitos humanos”.

Com este plano, Gaia propõe-se a “apoiar, proteger e ampliar a intervenção qualificada de profissionais e de serviços para a intervenção em rede, prevenir e combater todas as formas de violência contra as pessoas LGBTQI+ na vida pública e privada, entre outros” aspetos.

De acordo com a autarquia este trabalho envolverá, por exemplo, o Conselho Local de Ação Social (CLAS) e a Rede Especialista de Intervenção com Vítimas de Violência (REIVV).

No total são 41 as medidas inscritas no plano: 15 enquadram-se na vertente interna, dirigidas especialmente aos recursos humanos da autarquia, e 26 na vertente externa, sendo o público-alvo a comunidade e as entidades locais.

“Pretende-se que este plano, vigente até 2025, sirva de impulso para que todas as esferas de atuação do Município de Gaia tenham na base da sua intervenção políticas que respeitam a igualdade de oportunidades para mulheres e homens e a não discriminação”, concluiu a autarquia.

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.