PS pretende acabar com barragens isentas de pagamento de IMI aos municípios

PS pretende acabar com barragens isentas de pagamento de IMI aos municípios
| País
Porto Canal / Agências

O líder parlamentar do PS afirmou, esta quinta-feira, que a bancada socialista quer acabar com a isenção do pagamento aos municípios do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) por empresas detentoras de barragens, em particular a EDP.

Em declarações aos jornalistas, no final da reunião da bancada socialista, Eurico Brilhante Dias sustentou que a isenção no pagamento do IMI, designadamente aplicada a barragens detidas pela EDP, “não tem fundamento”.

“Consideramos que há um quadro normativo que deve ser explorado e que tem contexto suficiente para que o Governo e a Autoridade Tributária possam efetivamente permitir aos municípios cobrar as receitas que lhes são devidas. Falo em particular dos municípios de Trás-os-Montes, caso de Miranda do Douro, entre outros”, apontou o presidente do Grupo Parlamentar do PS..

Justificando a opção do PS avançar com um instrumento de caráter resolutivo e não através da apresentação de um projeto de lei, com efeitos deliberativos, o líder da bancada socialista alegou que é agora importante “incentivar, recomendar e questionar o Governo, em particular a Autoridade Tributária, sobre os instrumentos disponíveis que levem à cobrança dessas receitas por parte dos municípios”.

“Este é um processo alinhado com os municípios, mas também alinha com a nossa interpretação do quadro legislativo. Estamos disponíveis para fazer as alterações legislativas que sejam necessárias para futuro, mas o nosso entendimento é que há um quadro legal que é possível utilizar e que deve permitir que a EDP, em particular, pague os impostos devidos aos territórios onde estão instaladas as barragens”, salientou.

Eurico Brilhante Dias acrescentou que, no plano político, o Grupo Parlamentar do PS tem “o compromisso de fazer política próxima dos territórios, resolvendo problemas”.

+ notícias: País

Governo cria grupo de trabalho para reforçar resposta e apoio às vítimas de crimes

O Governo criou um grupo de trabalho que pretende reforçar uma “resposta transversal e um apoio multidisciplinar às vítimas de crimes” e que será responsável por criar uma estratégia nacional, divulgou esta quarta-feira o Ministério da Justiça.

Recusa de documento para viajar pode estar na origem do ataque ao Centro Ismaili de Lisboa

Na véspera do ataque ao Centro Ismaili, em Lisboa, Abdul Bashir recebeu um telefonema a negar um documento oficial que precisaria para a viajar com os filhos para a Suíça.

Trabalhadores da Lusa iniciam esta quinta-feira greve de quatro dias

Os trabalhadores da agência Lusa iniciam esta quinta-feira uma greve de quatro dias entre a 00h desta quinta-feira e a 00h da próxima segunda-feira, dia 3 de abril.