FC Porto: Triplo salto até à final. Crónica de jogo

| Desporto
Porto Canal

FC Porto bateu o Académico de Viseu por 3-0 e vai defrontar o Sporting na decisão da Taça da Liga.

O FC Porto está na final da Taça da Liga. Os detentores dos três principais troféus nacionais marcaram encontro com o Sporting (sábado, 19h45) graças à vitória nas “meias” diante do Académico de Viseu (3-0). Eustaquio abriu o marcador do Dr. Magalhães Pessoa logo ao sétimo minuto e foi preciso esperar mais uma hora pelo remate certeiro de Danny Namaso que antecedeu a estreia de Bernardo Folha a marcar.

Analisada a turma de Jorge Costa como se fosse “uma equipa da Liga dos Campeões”, Sérgio Conceição lançou o guardião das Taças de início juntamente com Pepê, Gabriel Veron e Danny Namaso nas posições ofensivas que pertenceram a Galeno, Mehdi Taremi e Toni Martínez em Guimarães.

O camisola 11 e o 19 mostraram ao que vinham logo ao segundo 33, quando a progressão com bola de Pepê terminou nos pés de Namaso para remate rasteiro ao alcance de Gril. Aos sete minutos, um cruzamento sobre a direita amortizado por Veron sobrou para Eustaquio, em carambola, inaugurarar a contagem (1-0).

Instalados no reduto adversário, os portistas alugavam metade do campo e estiveram perto de fazer o segundo: Uribe centrou, Marcano desviou e Pepe, igualmente de cabeça, viu o poste negar-lhe o golo. No ataque subsequente foi Eustaquio quem cruzou e o capitão quem descobriu Namaso, que viu um corte providencial impedi-lo de entrar na lista dos artilheiros.

O encontro mudou de face a meio da etapa inaugural. Os viriatos começaram a dar ares da sua graça, procuravam apanhar Cláudio Ramos desprevenido e a gasolina azul e branca perdia octanas. Cheios de moral, subidos no terreno e atrevidos na busca da baliza, os viseenses testavam a defesa portuense e mostravam o porquê de levarem 20 jogos consecutivos sem perder. Só um lance de insistência em cima da meia-hora, mal finalizado por Veron, esfriou esse ímpeto.

Com os mesmos 22 regressados das cabines, Loader ofereceu a Otávio a chance de faturar, porém o internacional português não foi capaz de aproveitar. Parecia inevitável que algo teria de mudar e Sérgio Conceição lançou Galeno e Bernardo Folha para os lugares de Veron e Eustaquio.

As mudanças fizeram bem aos Dragões. Acabado de entrar, o extremo soltou em João Mário para o lateral, qual número 10, descobrir Namaso. Convidado a fazer o que tão bem sabe, o britânico recebeu com um pé, concretizou com o outro e matou as aspirações dos do Fontelo. Fresco e veloz como poucos, Galeno apareceu nas costas da defesa do Académico sem dar o seguimento ideal a um bom passe de Pepê.

O tento que o luso-brasileiro desperdiçou viria a surgir no minuto seguinte. A atravessar um excelente momento de forma, João Mário colocou a bola na área, Otávio simulou e Folha atirou à figura do guarda-redes. Porque a sorte protege os audazes, o menino formado no Olival viu o ressalto embater-lhe e só terminar no fundo da baliza do Castelo. Até ao triplo apito de Rui Costa ainda houve tempo para Taremi, Gonçalo Borges e Rodrigo Conceição renderem Namaso, Pepê e João Mário.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Prossegue a preparação para o regresso à competição

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Estoril (sábado, 20h30, Sport TV), no Estádio António Coimbra da Mota, a contar para a 27.ª jornada do campeonato.

FC Porto: Nuno Lobo oficializou candidatura à presidência

Nuno Lobo é oficialmente candidato à presidência do FC Porto depois de entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Esta quinta-feira, Nuno Lobo esteve no Museu FC Porto, onde foi recebido por Lourenço Pinto. À saída, o candidato que também o foi em 2020, falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e acredita que “tudo vai correr de forma exemplar no dia 27”.

FC Porto: Pinto da Costa formalizou a recandidatura à presidência

Depois de André Villas-Boas, Miguel Brás da Cunha e Nuno Lobo, também Jorge Nuno Pinto da Costa já formalizou a recandidatura à presidência do FC Porto ao entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Assim que cumpriu o ato, o atual presidente do clube falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e não tem dúvidas que que estas eleições terão uma adesão sem precedentes.