Força Aérea Portuguesa interceta aeronave suspeita com rumo a norte

Força Aérea Portuguesa interceta aeronave suspeita com rumo a norte
Força Aérea Portuguesa
| País
Porto Canal

A Força Aérea Portuguesa (FAP) intercetou, na tarde da passada terça-feira, uma aeronave suspeita no espaço aéreo nacional sem “comunicações e não identificada”.

Através de um comunicado no site oficial da FAP, a aeronave vinda do sul do Algarve e com rumo a norte foi detetada “através do sistema de defesa aéreo e de policiamento aéreo”.

Segundo a FAP foi ativada “uma parelha de F-16” e, “em simultâneo, e pelo facto da aeronave não identificada voar a baixa velocidade e a baixa altitude , foi também empenhado um avião P-3C CUP+”.

“Através dos sistemas eletrónicos que equipam o avião P-3C CUP+ da Força Aérea, foi possível efetuar o seguimento e a monitorização do voo da aeronave suspeita, o que permitiu informar, em tempo real, a sua localização às autoridades competentes em terra”, pode ler-se no comunicado.

A Força Aérea Portuguesa realçou que a aeronave suspeita acabou “por aterrar num local próximo de Ferreira do Alentejo”.

No comunicado, a FAP explicou que “o sistema de defesa aéreo nacional é composto por sensores e por um sistema de comando e controlo, responsável pela vigilância do espaço aéreo nacional. Esse sistema está integrado no sistema de defesa aérea da NATO”.

No entanto, o ‘Jornal de Notícias’, adiantou esta quarta-feira que a aeronave suspeita com rumo a norte largou dois fardos de haxixe junto à Autoestrada A26, no concelho de Ferreira do Alentejo. Tal como conta o jornal, um grupo de traficantes aguardava numa viatura para recolher a droga. "Foram perseguidos pela GNR, mas abandonaram o carro e a droga e fugiram a pé", pode ler-se na notícia do JN.

 

+ notícias: País

Ex-acionista David Neeleman terá comprado a TAP com montante financiado pela própria companhia

O caso está a ser investigado pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal que abriu esta semana um inquérito. David Neeleman, ex-acionista da TAP, terá sido financiado pela própria companhia para controlar a TAP. Segundo avança o jornal ECO, a análise legal sustenta que Neeleman garantiu a compra da companhia aérea portuguesa com dinheiro cedido pela Airbus, a troco da compra de aviões.

"Não há qualquer comboio a circular neste momento". Greve dos maquinistas da CP com adesão total até às 7h

A adesão à greve dos maquinistas da CP - Comboios de Portugal está a ser total, tendo sido suprimidas todas as ligações previstas até às 6h, segundo fontes do sindicato e da empresa.

PSP alerta para burlas em seu nome 

A PSP alerta para a existência de burlas em que são utilizados os nomes de forças de segurança como a própria Polícia de Segurança Pública.