A reivindicação era antiga. Mondim de Basto já tem transporte diário para Vila Real

A reivindicação era antiga. Mondim de Basto já tem transporte diário para Vila Real
| Norte
Porto Canal / Agências

Mondim de Basto já dispõe de uma ligação diária de transporte público a Vila Real, que funciona a pedido ao fim de semana e dá resposta a uma reivindicação antiga da população, disse esta terça-feira o presidente da câmara.

Bruno Ferreira explicou à agência Lusa que, nos dias úteis “existe um autocarro diário” do concelho de Mondim de Basto para a sede do distrito, Vila Real, e ao fim de semana “funciona um transporte a pedido”.

Este transporte dá resposta a um “problema que estava enraizado” no município” e a “uma reivindicação antiga da população”.

“A nossa ligação com Vila Real é histórica, é a sede do distrito, há serviços públicos que estão na sede. Acaba por ser uma resposta para quem não tenha outro meio de transporte e vai ao encontro da população, até daqueles que vivem nas aldeias ao longo do trajeto”, acrescentou o presidente da autarquia.

Durante a semana, o autocarro sai de Mondim e Basto às 8h15 e, depois, o regresso a partir de Vila Real faz-se a partir das 16h00.

Uma das paragens, apontou, é na unidade de Vila Real do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Aos fins de semana, segundo Bruno Ferreira, o transporte funciona a pedido dos passageiros e, de acordo com o autarca, a “empresa ajusta o transporte com o número de pedidos efetuados”.

A ligação foi implementada no âmbito da nova concessão de transporte público rodoviário de passageiros da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Ave, a qual entrou em vigor a 1 de janeiro e, até ao momento, faz-se um “balanço positivo”.

A concessão foi entregue à AVE Mobilidade e introduziu uma “nova oferta” com cerca de 20 ligações inter-regionais, 30 ligações intermunicipais e cerca de 35 ligações municipais.

Apesar desta nova ligação rodoviária a Vila Real, Bruno Ferreira disse que o município mantém o serviço de transporte para os alunos universitários do concelho com circuitos semanais para Vila Real, Porto e Braga, uma medida implementada no início deste ano letivo e que teve como objetivo para apoiar as famílias “numa altura em que as despesas aumentam significativamente”.

+ notícias: Norte

Escolhem o Porto para trabalhar. Há quatro mil nómadas digitais na Invicta

Um computador portátil e bom acesso à internet bastam para que os nómadas digitais se instalem em qualquer parte do mundo. Contudo, a boa reputação da cidade a nível internacional, o bom tempo e o custo de vida acessível têm servido de chamariz para várias pessoas que trabalham remotamente.

“Ligação Braga-Guimarães caminha a passos largos para ser o aeroporto de Lisboa do Norte”, afirma Ricardo Rio

O Presidente da Câmara de Braga foi, esta quinta-feira, convidado da Manhã Informativa do Porto Canal.

Siaco declarada insolvente. Trabalhadores passam a ter direito a fundo de desemprego

A fábrica Siaco, produtora de calçado, em São João da Madeira, que fechou portas esta segunda-feira e deixou mais de uma centena de trabalhadores sem emprego, já foi declarada insolvente pelo Tribunal de Oliveira de Azeméis.