Associação diz que "atacar" alojamento local em Gaia "é apenas placebo"

Associação diz que "atacar" alojamento local em Gaia "é apenas placebo"
| Norte
Porto Canal / Agências

A Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP) considera que "atacar" esta forma de hospitalidade, como anunciado esta semana para Vila Nova de Gaia, é "apenas um placebo que transmite uma falsa ideia de ação" face ao problema da habitação.

Num comunicado enviado este sábado às redações, a ALEP "alerta que o caso de Gaia [distrito do Porto] vem juntar-se a muitos outros que procuram empurrar para o Alojamento Local (AL) o problema da falta de habitação".

"Atacar o alojamento local é apenas um placebo que transmite uma falsa ideia de ação, não resolve nada e serve apenas para distrair a opinião pública dos verdadeiros problemas, sendo o principal deles, a falta de soluções concretas", pode ler-se no comunicado da associação do setor.

Para a ALEP, o problema da habitação "está na falta de políticas públicas eficazes".

A Câmara de Vila Nova de Gaia quer suspender por seis meses os novos registos de alojamento local e criar um regulamento municipal para tentar “regular melhor” o mercado e contribuir para a redução de preços no arrendamento.

A proposta da maioria socialista vai ser analisada e votada na reunião camarária agendada para segunda-feira, e posteriormente o tema será levado a Assembleia Municipal.

"O setor não pode continuar a ser o bode expiatório, sempre envolto num ambiente constante de perseguição e incertezas. O AL é, hoje, um dos pilares do turismo e será uma peça fundamental para ajudar a ultrapassar este período de crise que se avizinha”, refere o presidente da ALEP, Eduardo Miranda, citado no comunicado.

O responsável anunciou no comunicado que irá estar presente na reunião pública da Câmara Municipal que decorre na segunda-feira no Auditório Manuel Menezes de Figueiredo, às 16:00, "de forma a marcar posição sobre este assunto junto do município".

De acordo com a associação, "Gaia é um bom exemplo desta política que procura encontrar um elo mais fraco para desviar as atenções".

"Os números do AL em Gaia são claros e mostram que o AL quase não tem peso na habitação e que nunca poderia ser o culpado pelo aumento de preços", refere a associação, que aponta ainda que o AL "representa apenas 0,9% das casas do concelho".

Segundo a ALEP, "o município ainda tem 13.500 casas vazias (Censo 2021) e apenas 1.200 alojamentos locais, a maioria feitos em casas de segunda habitação ou casas antes vagas que foram reabilitadas".

Já no centro e na zona histórica, "onde há mais concentração de AL, são apenas 600 registos numa zona que ainda hoje tem 2.200 casas vagas", de acordo com a associação do setor, e fora desta área "a presença do AL é completamente residual" e "não tem dado sinais de aumento do crescimento no município".

A ALEP defende que "perseguir o setor não incrementa a habitação", relembrando que o AL "já representa mais de 40% das dormidas no país e foi peça fundamental na reabilitação de vários centros históricos em processo de degradação".

+ notícias: Norte

Homem fica preso entre camião e muro em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho fez uma vítima, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Atualização do estado da vítima do acidente em trabalho em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho que provocou um atropelamento, fez uma vítima grave, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Homem morre após acidente de trator em Viseu

Um homem, perdeu a vida na sequência de um acidente com um trator, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São João de Lourosa, em Viseu, adiantou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Viseu Dão Lafões, em Viseu.