Baião vai adjudicar requalificação de antiga Estrada Nacional por 1,6M€

Baião vai adjudicar requalificação de antiga Estrada Nacional por 1,6M€
Jornal A Verdade
| Norte
Porto Canal / Agências

Baião informou esta sexta-feira que vai ser adjudicada pelo munício a obra de beneficiação da antiga Estrada Nacional 304-3, numa extensão de 16 quilómetros, prevendo-se que os trabalhos possam arrancar este semestre.

O troço ligará as localidades de Teixeira (EN 101) a Santa Marinha do Zêzere, naquele município do distrito do Porto, constituindo um acesso importante ao concelho vizinho de Resende, no distrito de Viseu, através da ponte da Ermida, sobre o rio Douro.

O valor da empreitada é de 1,6 milhões de euros, sendo comparticipada em 1,26 milhões de euros pela Infraestruturas de Portugal (IP), cabendo à Câmara de Baião assumir o valor restante, segundo informa a edilidade.

O presidente da câmara, Paulo Pereira, justifica o esforço financeiro que o município terá de assumir, com o facto de se tratar de uma obra desejada “há muitos anos”.

“Fomos sempre realizando diligências nesse sentido e sempre que tínhamos reuniões com responsáveis governativos da área da rodovia, colocávamos este assunto em cima da mesa, juntamente com outras necessidades de investimento para o nosso concelho”, recorda o autarca, citado num comunicado enviado à Lusa.

Para o autarca, o melhoramento anunciado “representa uma melhoria muito importante da mobilidade e um reforço da segurança, fatores prioritários para a população e para o desenvolvimento do território”.

Os trabalhos incluirão repavimentação entre o cruzamento do Fojo (EN 101) e Sarnado (EN 108), além de trabalhos de drenagem e reforço das condições de segurança, com colocação de guardas, entre Sarnardo e Ermida.

Segundo a autarquia, a responsabilidade de manutenção daquela via foi transferida do Estado para o município de Baião, em janeiro de 2005, no âmbito de um acordo que pressupunha a sua requalificação, com recurso a fundos comunitários.

Contudo, essa requalificação só agora vai acontecer, no âmbito de um protocolo que foi celebrado entre a Infraestruturas de Portugal e a Câmara de Baião.

+ notícias: Norte

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.

Mau tempo cancela um dos maiores eventos da semana santa em Braga

Devido às condições meteorológicas desfavoráveis, a Procissão do Senhor "Ecce Homo", também conhecida como "Procissão dos Farricocos", que estava programada para acontecer nas ruas de Braga nesta quinta-feira, foi cancelada.

Município de Chaves apresenta nova imagem

Chaves lançou uma nova "marca" como símbolo representativo do concelho e do seu território. Esta simbologia, de acordo com o município, reflete as influências dos povos que ao longo da história passaram por Aquae Flaviae, celebrando os seus tempos áureos e recriando a história, modernidade e identidade.