Três anos depois, órgão de tubos da Igreja da Lapa volta como um “presente super incrível”

Três anos depois, órgão de tubos da Igreja da Lapa volta como um “presente super incrível”
| Porto
Porto Canal

Com 4307 tubos, um carrilhão de 42 sinos e cerca de 34 toneladas o órgão da Igreja Lapa voltou finalmente a tocar. O instrumento esteve três anos sem produzir qualquer som devido à pandemia e à necessidade de uma reabilitação urgente. 

Foram cerca de 200 mil euros investidos, explica ao Porto Canal Manuela Rebelo, provedora da Irmandade da Lapa. Mas, “depois de três anos em silêncio, era urgente voltar a fazer-se ouvir”. Por isso, o instrumento pode novamente ser visto e ouvido por todos. Aos sábados, até ao fim de janeiro, com direito a visita guiada, um cálice de vinho do Porto e um pequeno concerto.

Para os músicos que voltam a tocar é “uma sensação única” e uma verdadeira “sorte”. É o caso de Filipe Veríssimo, mestre da capela da Igreja da Lapa. “Eu cresci muito em termos musicais com este instrumento e três anos de pausa fazem moça”, confessa ao Porto Canal.

“Tê-lo de volta é uma alegria impressionante”, afirma Filipe Veríssimo que deixa rasgados elogios ao homem responsável pela construção do órgão. “Quem o construiu foi um génio chamado Georg Jann, em 1995, e fez dele um dos mais belos instrumentos do mundo. Ele dizia assim: este órgão é a minha noiva”, conta.

Porto Canal

Filipe Veríssimo é mestre de capela da Igreja da Lapa e um dos organistas residentes

“Este instrumento é uma máquina como tantas outras que usamos no dia a dia e, por isso, precisava de manutenção”, explica o mestre da capela da Igreja da Lapa. A reabilitação já estava pensada antes da pandemia, mas o confinamento obrigou a mudar os planos e fez com que o órgão fosse cada vez menos tocado, o que “agravou o estado de deterioração de algumas componentes do instrumento”.

Passada a pandemia começou o processo de restauro “com um dos melhores organeiros a nível mundial”. O trabalho foi executado com sucesso, garante a Irmandade da Lapa, que diz ter agora “um instrumento praticamente novo”. Segundo Filipe Veríssimo, o sentimento assemelha-se ao de uma criança “que acabou de receber um presente super incrível”.

O órgão de tubos da Igreja da Lapa foi fabricado na Alemanha e foram precisos quatro meses para o instalar no coro alto. É considerada uma verdadeira preciosidade da cidade do Porto e atraí milhares de visitantes.

Porto Canal

Órgão de tubos da Igreja da Lapa é um dos maiores da Europa

+ notícias: Porto

Eleições FC Porto: Comunicado da Diretora de Informação do Porto Canal

O Porto Canal está a preparar a emissão do dia das eleições à presidência do Futebol Clube do Porto.

Carregar andante por telemóvel já é possível a partir desta quinta-feira

Quando chega o final do mês, as lojas Andante partilham um cenário em comum: extensas filas de espera para renovações e carregamentos do cartão. Mas a partir desta quinta-feira, data avançada pela Transportes Intermodais do Porto ao Porto Canal, o processo passa a ser mais simples e cómodo, com uma nova funcionalidade que permite o carregamento de títulos e mensalidades através do telemóvel.

Na Biblioteca Pública do Porto, prepara-se a mudança de um milhão de documentos

Na Biblioteca Pública Municipal do Porto começa a preparar-se a mudança dos cerca de um milhão de documentos que deverão ser removidos até dezembro, mês em que se prevê o início da obra de reabilitação e ampliação.