Famílias com dificuldade no pagamento do crédito podem descontar menos no IRS

Famílias com dificuldade no pagamento do crédito podem descontar menos no IRS
| Economia
Porto Canal

As famílias que estejam com dificuldades no pagamento da prestação do crédito habitação podem descontar menos no IRS. A notícia avançada pelo jornal ‘Negócios’, explica que as pessoas, caso tenham essa intenção, podem reduzir as retenções na fonte de IRS que a entidade patronal faz mensalmente.

Esta medida excecional, que ficou prevista na lei do Orçamento do Estado para 2023, surgiu no âmbito da constante subida das taxas de juro.

Tal como escreve a mesma fonte, não significa que os contribuintes paguem menos impostos, visto que “a fatura do IRS, que chegará no próximo ano, será exatamente a mesma”. No entanto, através deste sistema as famílias poderão aumentar a sua liquidez nos orçamentos mensais.

A adesão pode ser feita em qualquer altura do ano, sendo que para isso, o sujeito terá de comunicar o pedido por escrito à sua entidade patronal.

+ notícias: Economia

Vai trabalhar no feriado? Pode ter direito a compensação adicional

Na sexta-feira Santa, no dia 29 de março, é comum associar-se à ideia de descanso para muitos. Contudo, quanto à compensação pelo trabalho realizado neste feriado, a resposta não é simples e direta, mas sim variável conforme as circunstâncias individuais.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.