Linha do Minho. Viana do Castelo e Eixo Atlântico defende intermodalidade

Linha do Minho. Viana do Castelo e Eixo Atlântico defende intermodalidade
Infraestruturas de Portugal
| Norte
Porto Canal / Agências

O presidente da Câmara de Viana do Castelo e o secretário-geral do Eixo Atlântico defenderam esta quinta-feira a intermodalidade entre a linha do Minho e os transportes rodoviário para servir núcleos habitacionais próximos de parques empresariais e portos de mar.

Em comunicado enviado às redações, a Câmara de Viana do Castelo explicou que o projeto-piloto para a linha ferroviária entre Viana do Castelo e Vigo, na Galiza, visa “a implementação de um serviço de proximidade para dar resposta aos núcleos habitacionais próximos dos parques empresariais e portos de mar”.

Pretende ainda “organizar frequências e horários complementares com outros meios de transporte (intermodalidade e interoperacionalidade), realizar investimentos necessários para a melhoria das vias e instalações ferroviárias, articular um serviço tarifário integrado e digitalizar a informação do transporte intermodal”.

A implementação daquele sistema de proximidade foi hoje debatido numa reunião, na Câmara de Viana do Castelo, entre o autarca socialista Luís Nobre, o secretário-geral da Federação Ferroviária de Pontevedra, Antón Conde e, o secretário-geral do Eixo Atlântico, Xoan Vasquez Mao.

Em julho do ano passado, entraram em funcionamento as primeiras nove carruagens Arco da empresa Comboios de Portugal (CP).

Estas carruagens, compradas à operadora espanhola Renfe, foram remodeladas pela CP e, começaram a circular no serviço interregional da Linha do Minho.

A modernização da Linha do Minho, que representou um investimento total de 86 milhões de euros, foi cofinanciada com 68 milhões de fundos do programa Compete 2020. A eletrificação do troço Nine-Viana do Castelo, que ficou concluída em julho de 2019, custou 16 milhões, e a eletrificação do troço Viana do Castelo-Valença, concluída em 2021, custou 18 milhões de euros.

Esta empreitada de eletrificação da Linha do Minho garantiu a melhoria das condições de operação da linha e de segurança, com redução dos tempos de percurso entre as cidades do Porto e Vigo e dos custos operacionais, assegurando simultaneamente a melhoria dos níveis de qualidade do serviço, designadamente em termos da pontualidade e fiabilidade do horário e da redução da sinistralidade nos atravessamentos de nível.

+ notícias: Norte

Ponte de arame entre Amarante e Celorico de Basto ficará pronta em junho

A empreitada da ponte de arame que ligará Amarante e Celorico de Basto, nas freguesias de Rebordelo e Arnoia, está a decorrer “a bom ritmo”, comunicou a Associação de Municípios Douro e Tâmega (AMDT) numa publicação na rede social de Facebook.

Homem com 50 anos desaparecido no rio Douro em Bragança

Um pescador lúdico com cerca de 50 anos de idade está desaparecido desde o início da tarde desta terça-feira, no rio Douro, junto à freguesia de Mazouco, no município de Freixo de Espada à Cinta, confirmou ao Porto Canal fonte da GNR de Bragança.

Espaços Cidadão instalados este ano em seis freguesias de Oliveira do Hospital

O Espaço Cidadão, que reúne diferentes entidades num único balcão, vai ser instalado este ano em seis freguesias do concelho de Oliveira do Hospital, revelou esta terça-feira a Câmara Municipal.