Capital Europeia da Juventude 2026. Vila do Conde "confiante e com bases sólidas" para eleição 

Capital Europeia da Juventude 2026. Vila do Conde "confiante e com bases sólidas" para eleição 
| Norte
Porto Canal / Agências

O presidente da Câmara de Vila do Conde, distrito do Porto, mostrou-se “muito confiante” no sucesso da candidatura do concelho a Capital Europeia da Juventude, em 2026, apontado “qualidade e bases sólida” para disputar a eleição.

Vítor Costa partilhou esta convicção durante o Fórum da Juventude Vila-condense, que hoje se realizou com a presença de 250 alunos das escolas secundárias locais, naquele que foi o último evento relacionado com a candidatura, que será formalmente entregue a 6 de fevereiro.

“Estou muito confiante de que seremos bem-sucedidos nesta candidatura, que tem qualidade e bases sólidas para ser escolhida. Mas, mais importante é este caminho que estamos a fazer, envolvendo os jovens, num processo que não termina na entrega da candidatura nem na decisão final, mas sim nas sementes que deixámos para o futuro”, disse Vítor Costa.

Depois da entrega do processo, no início de fevereiro, junto Fórum Europeu da Juventude, uma plataforma das organizações de juventude na Europa, haverá em março uma seleção das melhores candidaturas, que serão reduzidos a cinco, e que vão, depois, continuar a trabalhar para que uma seja eleita.

“Este debate de ideias e atitudes é o início de uma longa caminhada que demorará décadas a serem implementadas, mas que acredito vai mudar o concelho de Vila do Conde e a nossa região. Queremos a afirmação plena de Vila do Conde a nível nacional e, também para isso, os políticos têm de ter coragem de tomar decisões com a plena participação dos jovens, ouvindo as suas ideias, conceitos, vontades e leitura do mundo”, analisou o autarca.

A candidatura de Vila do Conde é a única a nível nacional a Capital Europeia de Juventude de 2026, e Vítor Costa analisou os pontos fortes da mesma.

“O principal é os vila-condenses, sobretudo os jovens, mas também a nossa localização, equipamentos desportivos e culturais, o património arquitetónico, cultural e natural, além da nossa história milenar, sempre marcada um fortíssimo sentimento identitário e com vontade de vencer”, partilhou.

O autarca vila-condense lembrou, também, que um dos pontos fortes desta candidatura “é o desafio de fazer muito, com pouco [dinheiro]", garantindo que a premissa de que “um investimento baixo também pode dar, com trabalho e dedicação, bons resultados, é um exemplo para os jovens”.

“Por isso, esta é uma candidatura dos jovens e para os jovens, envolvendo a comunidade, as associações, as freguesias e os decisores políticos, num trabalho que tem de ser conjunto”, concluiu Vítor Costa.

A Capital Europeia da Juventude é um título atribuído anualmente a uma cidade europeia pelo Fórum Europeu da Juventude e tem como objetivo o desenvolvimento de iniciativas de âmbito cultural, social, político e económico destinadas aos jovens.

Braga em 2012 e Cascais em 2018 foram as duas cidades portuguesas já distinguidas com este galardão.

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.