Circulação reposta na Linha do Norte em Gaia com limitação de velocidade

Circulação reposta na Linha do Norte em Gaia com limitação de velocidade
| Norte
Porto Canal/Agências

A circulação ferroviária na Linha do Norte na zona de Francelos, em Vila Nova de Gaia, foi esta quarta-feira reposta nos dois sentidos após um novo abatimento na via, mas com limitação de velocidade, segundo a Infraestruturas de Portugal.

Hoje, um novo abatimento de via na Linha do Norte em Francelos, Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, condicionou a circulação ferroviária entre o apeadeiro de Francelos e a estação de Vila Nova de Gaia, depois de na semana passada já ter sucedido um episódio semelhante.

Segundo adiantou fonte oficial da IP à Lusa, a circulação foi reposta nos dois sentidos entre o apeadeiro de Francelos e a estação da Granja, em Vila Nova de Gaia, pelas 13:25.

A mesma fonte adiantou que no local, por precaução, a circulação se faz com uma limitação de velocidade 10 quilómetros por hora (km/h), concretamente entre os quilómetros 326 e 326,1 da Linha do Norte.

A IP tinha informado hoje, pelas 12:29, que "após ter sido detetado um abatimento na via, na linha III de Francelos-Norte ao km 326,050, foi suspensa a circulação na via A [ascendente]", no sentido Aveiro-Porto.

O abatimento de hoje, ao quilómetro 326 da Linha do Norte, ocorreu perto do da semana passada, que se verificou ao 325, numa zona que está em obras, e causou condicionamentos entre quinta e sexta-feira.

A Lusa noticiou hoje que o abatimento em Francelos, Vila Nova de Gaia, na semana passada, num troço em obras da Infraestruturas de Portugal, causou 52 supressões de comboios e 130 atrasos, que totalizaram 7.320 minutos, segundo a CP.

A Lusa também questionou a Infraestruturas de Portugal (IP) acerca dos motivos para o abatimento da via em Francelos na semana passada, encontrando-se a aguardar resposta.

A circulação ferroviária esteve condicionada entre a estação de Vila Nova de Gaia (Devesas) e o apeadeiro de Francelos entre quinta e sexta-feira, devido a um abatimento na via que está a ser intervencionada pela IP no âmbito do programa Ferrovia 2020.

O troço entre Espinho e Vila Nova de Gaia está atualmente em obras no valor de 55,3 milhões de euros, e deverão concluir-se no início deste ano, disse fonte oficial da IP à Lusa no dia 04 de novembro.

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