Economia europeia “tem surpreendido” pela positiva e pode evitar recessão, afirma Mário Centeno

Economia europeia “tem surpreendido” pela positiva e pode evitar recessão, afirma Mário Centeno
Lusa
| Economia
Porto Canal

Mário Centeno assinalou no Fórum Económico Mundial, em Davos, que a “economia tem surpreendido (pela positiva) trimestre após trimestre” salientando a possibilidade de que o 4º trimestre tenha sido de crescimento positivo e “talvez também sejamos surpreendidos na primeira metade do ano”.

O governador do Banco de Portugal marca presença esta terça-feira na reunião anual do Fórum Económico Mundial, em Davos, na Suíça.

Dessa forma, Mário Centeno está confiante de que poderá ser possível evitar para já a recessão na zona euro.

Também o ministro das Finanças, Fernando Medina, afastou o cenário de uma recessão na economia portuguesa na passada segunda-feira. “As nossas projeções nunca coincidiram com esse cenário, isso era o cenário a nível europeu, não para o nosso país. O cenário que hoje temos para Portugal (…) é o de que tenhamos terminado o ano com um último trimestre a crescer e, para já, não temos qualquer indicador de que o primeiro trimestre do ano tenha um resultado diferente”, disse Fernando Medina, à entrada de uma reunião do conselho de ministros das Finanças da União Europeia (Ecofin), em Bruxelas.

O governador do Banco de Portugal defendeu ainda que a “normalização da política monetária é necessária na Europa”, garantindo que o Banco Central Europeu irá continuar a “combater a inflação”.

Mário Centeno argumentos que na Europa tem tido um desempenho melhor do que aquele que se tinha esperado no início da crise económica acentuada pela guerra na Ucrânia. Segundo noticia o jornal ‘Observador’, o principal sinal positivo foi “a notícia de que a economia alemã teve um crescimento positivo no quarto trimestre, evitando a contração que boa parte dos economistas consideravam provável”.

A 53ª reunião anual do Fórum Económico Mundial, em Davos, na Suíça, é dedicada ao tema “Cooperação num Mundo Fragmentado”.

+ notícias: Economia

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.