Companhia aérea israelita aposta no Aeroporto do Porto e anuncia novas rotas

Companhia aérea israelita aposta no Aeroporto do Porto e anuncia novas rotas
| Porto
Porto Canal / Agências

O presidente do Turismo do Porto e Norte disse esta quinta-feira à Lusa que o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na Maia, distrito do Porto, vai receber dois voos por semana da companhia aérea israelita Sun D’Or a partir de março.

Em entrevista à agência Lusa, o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, antecipa que, para este ano, a entidade regional vai manter a aposta nos fluxos dos mercados estratégicos do Porto e Norte como "Espanha, França, Alemanha e Reino Unido", mas vai também apostar em mercados de longa distância, como "Israel, Estados Unidos (EUA), Brasil e Canadá".

“Hoje temos a certeza que vamos ter a companhia aérea israelita SunDor a voar duas vezes por semana para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro a partir de março”, declarou Luís Pedro Martins, explicando que era uma "expectativa para 2024", que foi antecipada para este ano.

Em 2023, o presidente da TPNP também quer apostar no crescimento dos mercados de Itália, Países Baixos, Bélgica, Polónia e Suíça, antecipou.

Continuar a apostar no ‘meeting industry’ (turismo de negócio), que a região deu um "salto gigante" recentemente, passando do 34.º lugar para o 14.º, é outro objetivo para 2023.

A TPNP também vai continuar a aposta na promoção do "enoturismo", através da rota dos Vinhos do Porto e Norte, nos patrimónios com carimbo da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), bem como no desenvolvimento dos Caminhos de Santiago e no produto natureza e paisagístico.

No produto ‘City Short Break’ (estadias curtas em cidade), Luís Pedro Martins pretende alargá-lo do Porto a outras cidades nortenhas, como Braga, Guimarães, Matosinhos ou Vila Real.

A meta da expansão do produto 'City Short Break' vai contribuir para o "reforço da coesão territorial", defendeu.

Continuar o trabalho da conectividade aérea que a região está a desenvolver a pedido do ex-ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, e conseguir uma melhor mobilidade no destino cuja Linha do Douro é "prioritária", são outras das metas referidas por Luís Pedro Martins.

O presidente da TPNP destaca a "digitalização do território e da experiência turística "como outro dos objetivos para 2023”, e que é fruto de uma candidatura aos "territórios inteligentes" que a entidade regional ganhou, e permitirá a criação de um 'marketplace', composto com conteúdos da habitação turística de toda a região.

Luís Pedro Martins recordou que o turismo no Norte conseguiu em “tempo recorde”, e após dois anos de pandemia da covid-19, atingir "todos os valores de 2019", ano que considera “mítico” para o turismo na região e em Portugal, em geral.

“[Em 2022] Estivemos perto dos seis milhões de hóspedes, ou seja, tivemos um crescimento de 3,1% face ao período homólogo de 2019. No que diz respeito às dormidas, estivemos quase com 11 milhões de dormidas, com um crescimento de 6,7% em relação a 2019”, lembrou.

Ao nível dos proveitos, que têm um impacto direto na economia e nas empresas, Luís Pedro Martins referiu que a região registou "700 milhões de euros", o que significou mais 20,4% em relação ao período homólogo de 2019.

O turismo da região Norte conseguiu também recuperar os mercados de proximidade – Espanha, França Alemanha, Reino Unido -, mas também os mercados de longa distância (EUA, Canadá ou o Brasil).

"Conseguimos, em 2022, cumprir o objetivo de superar o ano de 2019, ano pré-pandémico", um ano em que se registaram 11 milhões de dormidas e seis milhões de euros em proveitos, colmatou.

+ notícias: Porto

Colisão rodoviária condiciona A28 junto a Esposende

Uma colisão rodoviária na autoestrada A28, em Esposende, está a condicionar o trânsito automóvel no sentido Porto-Viana do Castelo, confirmou ao Porto Canal fonte da Brigada de Trânsito de Viana do Castelo.

Universidade oferece curso de português a partir de viagem pelo coração do Porto

A Universidade do Porto anunciou esta quarta-feira a realização de um curso online que propõe dar a conhecer a língua portuguesa a partir de uma viagem virtual pelo “coração” do Porto, Património da Humanidade.

Choque em cadeia condiciona trânsito na VCI

Um choque em cadeia entre cinco veículos na VCI na zona de Paranhos, ao início da tarde desta quarta-feira, está a condicionar a circulação automóvel.