Empresa de Famalicão premiada internacionalmente pela impermeabilização de emblemáticos edifícios mundiais 

Empresa de Famalicão premiada internacionalmente pela impermeabilização de emblemáticos edifícios mundiais 
| Norte
Porto Canal

A empresa Effisus, sediada em Famalicão, foi reconhecida pela Sociedade de Engenharia de Fachadas do Reino Unido.  Em causa está a criação de um produto inovador para estanque e impermeabilização de reconhecidos edifícios internacionais, divulgou esta quarta-feira a Câmara de Famalicão.

A autarquia destacou o trabalho levado a cabo pela empresa na implementação de soluções de sustentabilidade e eficiência aplicadas em projetos icónicos como o “Hudson Yards em Nova Iorque, o Aeroporto de Dublin na Irlanda, o Battersea Power Station em Londres, o Museu do Futuro e o Burj Al Arab no Dubai, entre outros”.

Porto Canal

Aeroporto de Dublin

Porto Canal

Museu do Futuro, Dubai

Porto Canal

Burj al Arab

Porto Canal

Hudson Yards

A empresa realça que o produto premiado, o Sistema Ecofacade FR, “foi concebido para assegurar a estanqueidade da fachada ao ar e à água, assegurando ao mesmo tempo uma gestão adequada do vapor de água”. “Elimina a possibilidade de condensação no interior da fachada, promovendo a qualidade do ar interior e protegendo a saúde de cada um dos utilizadores do edifício”, reforça.

A Sociedade de Engenharia de Fachadas do Reino Unido e a Instituição de Serviços de Construção e Engenharia atribuem anualmente estes prémios dedicados às fachadas de edifícios, durante uma conferencia, em Londres.

+ notícias: Norte

Capgemini de Gaia quer ter 'software' português a controlar carros autónomos

A Capgemini Engineering de Gaia, que lidera a agenda Route25 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), quer demonstrar que "é possível ter 'software' português" a colocar um carro autónomo a funcionar, disseram à Lusa os responsáveis do projeto.

Câmara de Braga e Igreja disputam posse do Parque da Ponte há mais de uma década

Há mais de dez anos que a Câmara de Braga e a arquidiocese disputam judicialmente a posse dos terremos do Parque da Ponte. De acordo com os tribunais de primeira e segunda instância, a razão está do lado da autarquia. Um acórdão do Tribunal Constitucional determinou, a 8 de fevereiro, que o Supremo Tribunal de Justiça poderá analisar o recurso da Igreja à sentença dada no Tribunal da Relação de Guimarães.

Linha de alta tensão no Alto Minho volta a ser analisada em tribunal

A linha de alta tensão entre o Alto Minho e a Galiza vai ser novamente analisada pelo Tribunal Administrativo de Braga depois de os municípios de Melgaço, Arcos de Valdevez, Monção, Ponte da Barca e Ponte de Lima terem avançado com uma providência cautelar.