Administração da TAP disponível para reduzir cortes salariais

Administração da TAP disponível para reduzir cortes salariais
| Economia
Porto Canal

Administração da TAP comunicou aos sindicatos intenção de reduzir o corte salarial para 20%, ao contrário dos 25% inicialmente previstos, além de subir o valor de salário isento de cortes.

De acordo com a notícia avançada pelo ECO, o salário isento de cortes deve subir para os 1.520 euros, além de haver uma redução de cinco pontos percentuais dos cortes salariais acima do valor isento. O jornal indica que a comunicação por parte da administração da empresa já foi dada aos sindicatos.

A cedência nas negociações acontece devido à melhoria nos resultados, que estão acima da meta no plano de reestruturação para este ano.

Inicialmente os cortes salariais previstos apontavam 35% para os pilotos e 25% para os tripulantes de cabine, no entanto com a redução os cortes salariais devem fixar-se nos 20% de forma generalizada. Em sentido inverso estava a situação do pessoal de terra e os técnicos de manutenção de aeronaves, que teria um corte de 25% este ano. Assim, não haverá subidas no corte salarial.

A recuperação do tráfego aéreo resultando em melhores resultados para a empresa criam condições para a redução dos cortes, no entanto a administração da TAP refere, citada pelo ECO, que o plano de reestruturação é “uma linha vermelha”.

Entre julho e setembro de 2022 a TAP conseguiu lucros de 111 milhões de euros, apesar de ter fechado os primeiros nove meses com um prejuízo de 91M€. As previsões é que feche o exercício com um resultado positivo, algo que não acontece desde 2017.

A primeira reunião da TAP com o novo ministro das Infraestruturas, João Galamba, no ministério, aconteceu esta terça-feira pela primeira vez e, segundo a publicação económica, a disponibilidade para redução do corte salarial terá sido comunicada à tutela.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.