Canal de televisão de oposição russa muda-se para Amesterdão

Canal de televisão de oposição russa muda-se para Amesterdão
| Mundo
Porto Canal / Agências

O canal de televisão de oposição russa TV Rain (Dozdj), cuja licença foi retirada na Letónia, vai transferir a maior parte da redação para Amesterdão após receber autorização para operar através dos Países Baixos, adiantou, esta terça-feira, a imprensa letã.

A informação, que cita o canal do Telegram da TV Rain, indica que a maior parte dos seus trabalhadores irá para a capital neerlandesa e que será mantido um pequeno gabinete em Riga.

Até ver suspensa a licença, a TV Rain funcionava a partir dos seus estúdios na capital letã, que lhe tinham sido cedidos pelo canal TV3.

O canal russo, que criticou a invasão da Rússia na Ucrânia, foi encerrado pelas autoridades de Moscovo em março de 2022 e a sua equipa foi para o estrangeiro, especialmente para a Letónia.

A Licença da TV Rain foi cancelada pela autoridade do Conselho Nacional de Imprensa Eletrónica da Letónia (NEPLP, na sigla em letão) no início do mês passado por violar os regulamentos atuais e por alegadamente colocar em risco a segurança nacional da Letónia.

A notícia de que o canal de oposição está a mudar-se para Amesterdão surge um dia depois de ter interposto recurso contra a suspensão da licença.

A imprensa local citou um porta-voz da TV Rain a dizer que vão avançar com o recurso, aproveitando a licença neerlandesa e transmitindo em canais europeus por cabo.

O comunicado da TV Rain indica que o canal vai defender "em tribunal" a sua reputação, que construiu "ao longo de 13 anos".

O canal acredita que a decisão do NEPLP de revogar a licença em dezembro pode servir como um precedente negativo para outras estações registadas na Letónia, mas transmitidas em russo ou para audiências de outros países.

A decisão do NEPLP de encerrar definitivamente a TV Rain como emissora na Europa foi criticada pela Associação de Jornalistas da Letónia como "desproporcional aos crimes cometidos".

O NEPLP acusou o canal de mostrar a Crimeia como parte da Rússia num mapa meteorológico, falhando um traduzir ou legendar as suas transmissões na Letónia, além de sugerir que os telespetadores poderiam "apoiar" soldados destacados para as linhas da frente na Ucrânia, o que foi considerado como um pedido de ajuda para o agressor.

Ainda não é claro se a TV Rain poderá transmitir o seu sinal nas redes de televisão por cabo na Letónia.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.