Maia inaugura "nova" escola básica depois de intervenção de 635 mil euros

Maia inaugura "nova" escola básica depois de intervenção de 635 mil euros
Câmara Municipal da Maia
| Norte
Porto Canal / Agências

A câmara da Maia, no distrito do Porto, inaugurou esta terça-feira a “nova” Escola Básica da Maia depois de “uma intervenção de fundo” no valor de 635 mil euros para reorganizar espaços, reabilitar infraestruturas e toda área exterior.

A escola apresentava, segundo informação a que a Lusa teve acesso, “deficiências ao nível funcional e ao nível de estado de conservação”, pelo que “se impunha uma intervenção de fundo” que contemplasse uma nova organização de espaços, assim como trabalhos de reabilitação ao nível de infraestruturas e trabalhos gerais de manutenção do edifício, nomeadamente pinturas exteriores e interiores, e a reorganização e reestruturação de toda área exterior com cerca de 2000 metros quadrados.

A intervenção naquele equipamento implicou, entre outros itens, a demolição de construções existentes e espaços que não tinham função, a ampliação da área de Ginásio para a prática de Educação Física, a definição de uma área de refeitório para 132 crianças sentadas, “aumentando a área de despensa, passando o balneário dos funcionários para outro espaço, a substituição da rede de águas e saneamento, substituição do equipamento, que se encontrava obsoleto e desajustado às necessidades atuais da comunidade escolar”.

A biblioteca e os quartos de banho foram também alvo daquela intervenção, tendo sido realizadas obras de correção dos problemas de infiltração de água e humidades.

Nas 12 salas de aula, a intervenção teve como objetivo “proporcionar condições de conforto e salubridade para os professores e alunos”.

Para o presidente da autarquia, António Silva Tiago, a intervenção realizada criou “mais conforto, mais comodidade, mais segurança e em geral, melhores condições” para a aprendizagem dos alunos que frequentam a escola.

“Queremos e tudo fazemos quotidianamente, para que as gerações que estão esta terça-feira nos bancos das nossas escolas e as vindouras, tenham um futuro de confiança e cheguem à vida adulta, perfeitamente capacitados cívica, social e profissionalmente, para que tenham uma vida de grande qualidade, completa e feliz”, afirmou o autarca no discurso que marcou a inauguração da reabilitação do equipamento.

+ notícias: Norte

Homem fica preso entre camião e muro em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho fez uma vítima, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Atualização do estado da vítima do acidente em trabalho em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho que provocou um atropelamento, fez uma vítima grave, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.